Você sabe como a virtualização de servidores é feita?

A transformação e o poder do digital em nossas vidas cotidianas é inevitável, seja em casa, ou no mundo corporativo, essa é uma realidade fácil de aceitar. No segundo caso, essa otimização tecnológica oferece ainda mais ferramentas para melhorar os negócios, e a virtualização de servidores é uma delas.

Essa virtualização chegou como tendência vantajosa para o mercado das informações corporativas. A tecnologia usa de softwares como base de execução para diferentes sistemas operacionais em um único host de servidor físico. Multiplicando as funcionalidades, e reduzindo os custos, ela se apresenta como o futuro empresarial. 

A mudança no cenário é perceptível até para os mais leigos, mas o setor de TI é o que detém a capacidade e a tecnologia que garantem inovação das estratégias e uma mudança total no mindset sobre o armazenamento de informações na empresa. 

Apesar de uma inovação clara, dúvidas ainda são comuns nesse processo de atualização de recursos. Pensando nisso a ConectWi trouxe um guia para te ajudar a entender como a virtualização de servidores funciona e quais seus benefícios para sua empresa. Venha conferir!

Você sabia que nós podemos virtualizar o seu servidor? Conheça os outros serviços da ConectWi!

Mas afinal, o que é a virtualização de servidores?

Não podemos negar, o futuro chegou, e o armazenamento de dados é um dos campos mais atingidos quando pensamos nas tecnologias atuais. A tradicional pasta de documentos e informações impressas no fundo do armário, da lugar para a transferência de dados e processo para o ambiente virtual.

Podemos considerar a virtualização de servidores um passo além dentro dessa nova dinâmica. Empresas que, com a chegada da era tecnológica, começaram a digitalizar e armazenar documentos em infraestruturas de TI, podem apostar em equipamentos mais completos para virtualizar seus próprios servidores.

Essa é a “chave do sucesso” que faz da virtualização de servidores uma realidade indispensável. Quando analisamos seu conceito básico, esse processo permite que os recursos de hardware de uma empresa sejam compartilhados por diferentes espaços digitais, e possam ser usados para finalidades distintas.

Na virtualização, os servidores digitais funcionam como a estrutura física de um arquivo para documentos e informações. Cada “pasta” é substituída por um sistema operacional,  e todos eles podem ser acessados, de forma simultânea, por qualquer pessoa da empresa.

Como a virtualização de servidores funciona?

Para dar início a virtualização dos servidores da sua empresa, é importante garantir todos os recursos necessários para o servidor físico. Componentes como o CPU, a memória, os discos, as conexões de rede e as conexões SAN devem estar em dia e prontos para receber essa nova “responsabilidade”.

O próximo passo consiste em capacitar seu sistema operacional a se dividir em partes menores, esse processo também é conhecido como fatiamento do hardware. Com o hypervisor (sistema que garante essa divisão) instalado, cada parte começa a ser entendida como uma máquina virtual.

As capacidades de cada máquina podem variar conforme suas especificidades, por isso, é importante delimitar suas funcionalidades para que possam ser aproveitado o melhor de cada uma. Pense nessa divisão de tráfego dentro das limitações de memória, espaço em disco ou processador.

É importante lembrar também, que cada máquina virtual corresponde a um sistema operacional singular. Elaborar uma distribuição de recursos coerente também potencializa a funcionalidade da sua virtualização, não se esqueça disso!

Um pequeno passo para o servidor, um grande passo para sua empresa!

Analisando os apontamentos sobre como a virtualização do servidor funciona, é possível perceber que esse processo é simples e pode ser realizado de forma rápida por qualquer profissional do TI. Mas, a praticidade de sua aplicação não limita seus benefícios e vantagens estruturais na rotina de uma empresa.

Além de oferecer uma automação apurada para os inúmeros processos do dia a dia, a redução de downtime, ou inatividade do sistema, elimina a perda de dados e a oscilação de funcionamento. E por consequência, um servidor mais ágil e sem falhas, favorece o crescimento de sua taxa de utilização para até 90%. 

Busca soluções para diminuir gastos, e aumentar a produtividade? A virtualização pode ser a resposta certa. Além de oferecer um maior retorno sobre o investimento aplicado, a redução de custo operacional melhora a distribuição de recursos, otimiza o espaço físico da empresa e possibilita um gerenciamento centralizado de informações.

Quando pensamos em vantagens da virtualização, não podemos escapar de um fator primordial que alcançamos com essa evolução de recursos. Segurança é a palavra aqui, tanto para backups facilitados, quando para recuperação em casos extremos, independência do servidor físico, e até mesmo uma migração prática e transparente.

A virtualização ainda é um sonho distante? Aprenda como utilizar os tipos de backup

É impossível escapar dos braços da tecnologia se você pretende ter uma empresa moderna e em pleno funcionamento nos dias atuais. E apesar de gerar muitas dúvidas, a virtualização de servidores deve ser entendida como uma oportunidade de crescimento para os mais variados tipos de negócio.

Aposte nas possibilidades desse recurso com sabedoria, e garanta um fluxo de trabalho mais consciente onde as informações estão prontas para serem usadas por qualquer pessoa. Confira mais dicas aqui no blog da ConectWi, e não deixe de garantir todas as novidades e ofertas da nossa loja online!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *