Service Set identifier: saiba como configurar o SSID na sua rede!

Os equipamentos e funções das redes wireless costumam envolver mil e uma siglas com as quais o usuário comum nem sempre está familiarizado. Pois saiba que isso tudo não precisa ser assim tão complicado. Com algumas definições e um pouco de atenção, qualquer um pode dominar a tecnologia sem fio!

Nosso assunto de hoje é o SSID, mais uma das siglas importantes para o funcionamento de um roteador Wi-Fi. Quer saber do que ela trata, qual é a sua função e como configurá-la? Fique conosco e confira: 

SSID: o que é?

Quando você visualiza as redes Wi-Fi disponíveis nos seus arredores, o que você vê é uma lista de SSID, ou seja, uma lista de identificações para redes sem fio. São os “nomes” dados às redes, que podem ter sido definidos pelo usuário. O seu equipamento Wi-Fi já vem com um SSID de fábrica, que pode ser configurado se assim você preferir. 

SSDI significa Service Set Identifier, ou “Identificador do conjunto de serviço”, em português. Sua primeira e mais simples função é diferenciar sua rede das demais, tornando possível que qualquer um em posse do SSID e senha da rede consiga acessá-la com facilidade. 

Mesmo que sua rede tenha mais que um access point (também chamados de repetidores de sinal), todos eles possuirão o mesmo SSID. Aliás, se quiser saber mais sobre como usar access points para potencializar o alcance da sua rede, vale a pena conferir nosso post exclusivo: “Aumente seu alcance wireless com access point Wi-Fi”.

Como o SSID da sua rede afeta sua segurança?

Listamos uma série de problemas que podem ser causados por SSIDs fracas, mal formuladas ou pouco seguras. Olha só:

  • SSID duplicada: duas ou mais redes com SSIDs parecidos ou iguais podem causar uma confusão enorme, te fazendo perder bastante tempo ao tentar conectar na rede errada. As duplicidades são especialmente comuns quando não se altera o SSID padrão, aquele que vem com o roteador. Para evitar o caos, opte pela alteração consciente do seu SSID.
  • SSID que fornece informações pessoais: é uma péssima ideia utilizar “Wi-Fi do João” como seu SSID. Afinal, seu sinal estará disponível para qualquer pessoa com um dispositivo conectável, e nunca se sabe quem possui intenções maliciosas. Fornecer informações pessoais torna sua rede vulnerável a ataques específicos, que não são nada difíceis de empreender. Não sabe como escolher o SSID ideal para fugir desse problema? Que tal usar um gerador de SSID automático!
  • SSID de mau gosto: acredite, existem pessoas que alteram seu SSID para veicular xingamentos, discursos de ódio, ofensas diretas e opiniões impopulares. Isso pode ser visto como uma tentativa pouco inteligente de afastar usuários indesejados, mas apenas coloca sua rede no radar das pessoas erradas. Prefira sempre o bom senso!   

Como mudar o seu SSID

Para mudar seu SSID, você deverá acessar a interface de configurações da rede, comumente acessível por meio de um código presente na etiqueta da parte inferior em seu roteador. Possui um Fiberhome AN5506? A gente tem um post exclusivo com os seus tutoriais de configuração: “Como configurar seu roteador Fiberhome AN5506”. 

Depois de realizar o login como administrador, você deverá procurar pelas opções de “SSID”, “Service Set Identifier” ou “Nome Wi-Fi”. No campo disponível, digite o novo SSID. 

Lembre-se que seu novo nome Wi-Fi pode ter até 32 caracteres, incluindo números e caracteres especiais. O sistema também considera as diferenças entre maiúsculas e minúsculas, portanto fique atento(a)! 

Quando tudo estiver correto, clique em “salvar alterações”. Certifique-se de anotar seu novo SSID. 

Como ocultar seu SSID

Nas configurações padrão, todos os SSID são automaticamente mostrados para qualquer dispositivo na área que possua conexão Wi-Fi. Isso pode ser pouco seguro por uma série de razões, mas a boa notícia é que você pode ocultar sua identificação de forma bastante simples. Neste caso, para que você ou outras pessoas acessem a rede, deverão saber de antemão o SSID exato.

O processo para ocultar uma rede Wi-Fi varia de acordo com o modelo do seu roteador. De maneira geral, também pode ser feito na interface de configurações da sua rede. Lá, você deverá desativar a função “broadcast” ou “visibility”do seu SSID. Procure pelos comandos relacionados e clique em desabilitar. Pronto, sua rede está oculta para todos. A configuração pode ser desfeita facilmente no mesmo campo.    

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil no seu dia a dia com a tecnologia – afinal, nosso grande propósito por aqui é capacitar o usuário nos pequenos upgrades que podem transformar seu relacionamento com a conectividade. Para mais conteúdos como este, não perca as atualizações do nosso blog. Elas acontecem toda semana!

Já conhece nossa página no Facebook? Por lá estamos sempre interagindo e discutindo conectividade, tirando dúvidas de leitores e divulgando as novidades da loja. Acesse e faça parte da nossa comunidade.

Até o próximo post! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *