Como fazer a prevenção e combate a incêndio em empresas?

A prevenção e combate a incêndio deve se tornar uma preocupação diária nos mais diversos ramos do mercado. Adotar medidas empresárias que ofereçam segurança para colaboradores, clientes e todos que circulam por sua empresa é fundamental para o ambiente organizacional.

Os temidos focos de incêndio podem acontecer em pequenas, médias ou grandes empresas, com estoques abarrotados, ou com produtos de mostruário, por isso, é tão importante não subestimá-los. Quando eles são menores, podem ser até mais fáceis de controlar, mas qualquer sinal de fumaça em uma aglomeração de pessoas se torna um risco. 

Mesmo com esse perigo constante, é possível evitá-lo, ou ao menos diminuir as consequências com a prevenção correta.  Para te ajudar a realizar uma instalação adequada dos equipamentos anti-incêndio e começar a aplicação de normas de segurança, a Conect Wi separou algumas dicas imperdíveis. Venha conferir!

Para melhorar sua rede cabeada de internet corporativa, confira nossas sugestões!

Prevenção e combate a incêndio: comece instalando o sistema de alarmes

Além de provocar sérios prejuízos para o funcionamento da empresa, os incêndios podem se tornar um risco legítimo para a vida de todas as pessoas que circulam no seu estabelecimento. O fogo pode se alastrar rapidamente, e talvez não sobre tempo para colocar em prática todas as ações de combate necessárias. 

A central de alarmes é uma das medidas de prevenção mais eficiente para evitar acidentes mais graves e alertar o maior número de pessoas em um período mais curto de tempo. Muitos pensam que esses alarmes são dispensáveis, principalmente em espaços menores, mas eles só apresentam seu real valor quando surge a necessidade.

Invista em acionadores manuais, sinais visuais e sonoros e treinamentos para uma equipe 100% preparada para esses momentos. Além de cobrir o prejuízo físico e mercadológico, os custos de um sistema de alarme para incêndios se pagam rapidamente quando pensamos no números de vidas poupadas com esse simples investimento.

Tipos de sistema de alarme para sua empresa

Para escolher o seu sistema de alarme, é importante conhecer as opções disponíveis no mercado. O primeiro deles é o alarme convencional que, apesar de não conseguir definir exatamente onde os pontos de fumaça surgiram, é o mais indicado para espaço menores, em que sua cobertura não precisa atingir uma área tão extensa.

Outra opção ideal para empresas de grande porte e franqueados, é o alarme de incêndio endereçável. Nesse modelo de segurança, cada sistema de alarmes apresenta um endereço fixo, e essa funcionalidade possibilita saber exatamente onde o foco de fumaça se encontra. 

Ações práticas para prevenção de incêndio cotidiana

Existem inúmeras situações que podem levar uma pequena faísca a se transformar em um incêndio. Mesmo com um excelente sistema de alarmes funcionando na sua empresa, é importante manter algumas práticas cotidianas que também ajudem nesse plano de prevenção no combate de incêndio.

A primeira mudança que precisa acontecer é no espaço de trabalho, principalmente em corredores, escadas e passagens de emergência. Esses locais devem se manter totalmente desobstruídos para que, em caso de incêndios, ou qualquer acidente, o caminho esteja livre para o socorro chegar até as pessoas e a evacuação ser mais rápida.

Uma dupla que definitivamente não combina com segurança e proteção, é a combinação de produtos inflamáveis e cigarros. Esses dois elementos devem se manter longe um do outro com a maior distância possível, já que não apresentam um risco somente para quem está fumando, toda a empresa pode sofrer as consequências desse descuido.

O processo de manutenção da rede elétrica é um dos maiores problemas que comumente resultam em pequenos acidentes ou grandes incêndios. Evitar os curto circuitos previne não só os problema com fogo, mas também a danificação de equipamentos e até mesmo machucados incômodos.

Gambiarras e tomadas sobrecarregadas também podem se tornar um pico de curto circuito causador de incêndios, então devem ser extremamente proibidas. Aposte sempre em organizadores de cabos, réguas de tomadas intercaladas e na educação de seus funcionários para que eles entendam a importância desses cuidados.

Treinamento de equipes: uma medida essencial

Se a sua empresa apresenta um quadro de funcionários com mais de 10 pessoas, o treinamento para situações de incêndio e acidentes pode ser uma das melhores opções para prevenir e combater maiores consequências. Esse tipo de ação preventiva pode transformar uma situação caótica e ajudar a salvar vidas.

Com um profissional da área supervisionando tudo, instrua seus funcionários a como utilizar de forma correta o extintor de incêndio, as normas padrão de primeiros socorros, atitudes importantes para esse momento de muita tensão e até mesmo medidas diárias preventivas que evitam situações perigosas.

Nesse treinamento, também dá para adicionar algumas simulações para que os colaboradores possam aprender a lidar com os episódios com a maior tranquilidade possível. O comportamento desesperado é capaz de atrapalhar e causar outros acidentes, por isso, essa é uma atitude que deve ser evitada ao máximo.

Manter a segurança de seus funcionários deve ser o motivo principal para adotar medidas de prevenção e combate a incêndios hoje mesmo. Com alguns cuidados, um bom sistema de alarmes e treinamentos pontuais, é possível evitar acidentes e salvar vida. 

Para mais dicas sobre soluções Wireless e fibra óptica para empresas, acesse nosso blog e fique por dentro das novidades do site da ConectWi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *