Selo Site Sustentável: que diferença pode fazer ao meio ambiente?

É fácil esquecer disso, mas um site hospedado na rede consome muita energia! Quanto mais volumosos os acessos e interações, mais e mais trabalham os servidores, e esse processo é replicado milhares de vezes ao redor do mundo, todos os dias. Pode não parecer, mas toda atividade online deixa marcas no meio ambiente!

Quer entender os impactos ao meio ambiente causados pelas atividades na internet, além de conhecer as iniciativas mais legais para mudar essa situação? Fique por aqui e saiba tudo sobre o Selo Site Sustentável!

Afinal, um site emite CO2?

A resposta para essa pergunta é: sim, um site pode emitir CO2. Podemos argumentar que essa emissão é indireta, mas isso não exime a internet da responsabilidade pelos impactos ambientais provenientes de seu intenso funcionamento. Em um mundo cada vez mais conectado, fica cada vez mais urgente discutir essas questões.

Cá entre nós, é meio difícil imaginar que uma atividade online, tão imaterial e intangível, possa causar efeitos tão reais e palpáveis no planeta terra. Expressões como “armazenamento na nuvem” e “wireless” muitas vezes fazem com que o grande público simplesmente esqueça que a WEB existe na realidade física, e interfere ativamente em todos os fatores importantes à vida humana. 

Devemos lembrar, aqui, que todo site da internet está hospedado em um servidor que fica em algum local do planeta. Esse servidor é uma máquina física que necessita de bastante energia elétrica para funcionar – e quanto mais abundantes forem os acessos, maior é o trabalho de processamento exigido e mais energia elétrica é consumida. Essa eletricidade, por sua vez, vem de fontes poluentes, cujo subproduto mais nocivo é o CO2.

Você pode estar pensando que o consumo de eletricidade gerado pelos servidores não é nada comparado ao das indústrias, por exemplo. Essa afirmação não é de todo incorreta, mas coloquemos as coisas em perspectiva: já parou pra pensar em quantos sites estão ativos, hoje, em toda a internet?  

O primeiro domínio da WEB foi aberto em 1991, pelo inglês Tim Berners-Lee. Um ano depois, a internet contava com incríveis 10 portais. O crescimento finalmente acelerou com o nascimento do Yahoo, e fechamos os anos 90 com algo em torno de 2.4 milhões de páginas. 

Atualmente, nesta rede em que você navega agora, existem cerca de 1.718 milhões de sites com conteúdo, e todos rodam em servidores ao redor do mundo, exigindo níveis absurdos de processamento e um baita consumo de energia. 

Acredita-se, no entanto, que deste número gigantesco, apenas cerca de 200 milhões estejam de fato ativos. Mesmo assim, ainda é difícil imaginar essas quantidades, quanto mais estimar os impactos produzidos por cada um desses “organismos” bebedores de energia. 

Com base nesses dados, podemos imaginar que as emissões de CO2 produzidas pela WEB não são de se ignorar! Para reverter esse quadro, diversas iniciativas trabalham para informar e engajar parceiros na diminuição e reversão dos danos. Uma delas é o Selo Site Sustentável. Olha só: 

Como funciona o Selo Site Sustentável? 

A Site Sustentável é uma empresa carioca que nasceu com o propósito de auxiliar os sites, especialmente os e-commerces, a compensar os impactos que causam ao meio ambiente. Atuando desde 2012, criaram um super projeto de conscientização e ação, com empresas parceiras nos mais diversos ramos. A ConectWI, inclusive, é uma delas!

O projeto – que é realizado em parceria com o IBF, Instituto Brasileiro de Florestas – usa o número de acessos de cada site para estipular o tamanho do estrago causado pelo trabalho dos servidores. O impacto, então, é compensado pelo plantio de árvores que neutralizam as emissões de CO2. Quanto mais visualizações de páginas, mais árvores são plantadas em uma região de reflorestamento.

No site Plante Árvore você pode ficar sabendo quantas árvores deverá plantar antes mesmo de se cadastrar no programa. Para que seu site seja certificado com o selo, precisará financiar o plantio calculado no ano correspondente. Navegando pela página, ainda, você poderá conhecer as empresas que mais plantam, além de acompanhar em tempo real o contador de árvores. 

Mostrar ao cliente a preocupação de sua empresa com o mundo em que vivemos é cada vez mais relevante, em especial com as recentes mudanças no cenário mundial. Vale a pena fazer sua parte

Gostou das informações sobre o selo e quer saber mais sobre tecnologia e sustentabilidade? Fique ligado nas atualizações do blog ConectWI – postamos coisas novas toda semana! Para atualizações da loja e muito conteúdo sobre soluções em conectividade, siga a ConectWI no Instagram!  

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *