ConectWi explica: qual a diferença entre o wi-fi 2,4 e 5GHz?

Se você já pesquisou e se arriscou a comprar um roteador de internet wi-fi, não é segredo que os modelos disponíveis podem oferecer diferentes padrões de banda. Normalmente, eles são classificados como 2,4 GHz ou 5GHZ, mas nem sempre é possível entender o que cada indicação significa, ou, ainda, qual a melhor opção para suas necessidades.

Pensando na terminologia mais próxima, o GHz (giga-hertz) pode ser associado ao desempenho de processadores, por exemplo. Então, na lógica, um aparelho com 5GHz oferece mais potência que um 2,4 GHz, certo? No caso das redes de wi-fi, essa associação muda um pouco.

Esses números (2,4 e 5) representam as frequências de operação do sinal de rádio que são transmitidas por um roteador em funcionamento. Isso comprova que, na realidade, não existe uma opção melhor e outra pior, essas duas finalidades apenas representam padrões de transmissão distintas.

Para te ajudar a entender as vantagens e desvantagens de cada frequência, e qual delas é melhor para sua empresa, casa ou estabelecimento, a ConectWi separou um guia completo sobre wi-fi 2,4 e 5GHz. Confira na sequência do texto!

Quais as principais diferença entre Wi-fi 2,4 e 5 GHz?

Para entender as principais diferenças entre os dois modelos de distribuição de internet, é importante conhecer seu funcionamento básico, só assim você será capaz de escolher a alternativa que mais se encaixa às suas necessidades diárias de acesso.

Começando pelo roteador com banda de 5GHz que oferece resistência a interferências, principalmente nos casos de aparelhos combinados. Essa vantagem é essencial para ambientes em que muitas pessoas utilizam aparelhos que necessitam de conexão wi-fi, como empresas ou casas de família grandes. 

Outro benefício pouco conhecido, mas que muitas vezes é decisivo na hora da escolha, é que os roteadores de rede 5GHz podem apresentar funcionalidades dual-band e tri-band. Esses dois fatores oferecem uma potencialização extra na capacidade do aparelho distribuidor de banda.

Já as opções de roteadores com rede 2,4 GHz são mais comuns, e estão presentes na maior parte de dispositivos que emitem sinais por transmissão radiofônica, principalmente na faixa ISM, que é aberta para uso público em qualquer aparelho.

Apesar de não serem ótimos bloqueadores, causando interferência em outros dispositivos conectados em proximidade, a rede 2,4 GHz é indicada para dispositivos que não submetem sua transmissão a grandes distâncias. Apartamentos, lojas menores, restaurantes e até mesmo pequenos espaços comerciais podem fazer uso dessa tecnologia.

Propagação de sinal de rádio: como funciona o wifi 2.4 e 5ghz?

Como já comentamos, a transmissão de banda acontece por frequências de rádio, e, para analisarmos seu funcionamento, é importante entender um princípio básico: quanto mais alta essa frequência de sinal é transmitida, mais forte ela vai ser, ou seja, menor será o seu potencial de alcance.

Essa premissa simboliza um conceito básico que entende o sinal 5GHz como a opção mais intensa a curta distância e, por consequência, simboliza que a frequência de 2,4 GHz carrega menos dados em uma única vez, mas tem a capacidade de chegar a distâncias maiores.

Outra fator que interfere na propagação de sinais de rádio é a travessia de objetos sólidos, e, para um bom funcionamento da internet, ela deve ser levada em consideração. Paredes e construções podem interferir, mas os roteadores de 2,4 GHz costumam ser mais eficientes para grandes espaços que dividem o mesmo aparelho.

Em outra perspectiva, a frequência de 5GHz é bem mais ampla e possui 23 canais de transmissão que não se sobrepõem, ou seja, não geram interferências negativas um no outro, o que evita perda de sinal e quedas constantes na rede de internet. Esse choque de canais é mais frequente no 2,4 GHz, por isso, é importante considerar todos os fatores.

Chegou a hora de comprar: qual a melhor opção?

Agora que você já entende as principais diferenças de funcionalidade entre as duas redes de wi-fi 2,4 e 5GHz, chegou a hora de decidir qual das duas atende melhor suas necessidades de acesso a banda de internet.

Pensando em uma análise prática, se o wi-fi for utilizado na transmissão de vídeos, músicas, jogos e acesso à rede sociais em um ambiente pequeno, que não tenha paredes, a frequência 5GHz será mais que suficiente. Caso seu espaço seja maior e tenha diversos obstáculos, a frequência de 2,4 GHz vai se adaptar com mais facilidade.

Alguns projetos empresariais, como supermercados ou grandes restaurantes, onde a cobertura wi-fi precisa dar conta de um número bem maior de aparelhos conectados, as duas frequências costumam ser adicionadas à rede. A estabilidade de uma, completa o maior alcance de diversos dispositivos da outra. 

Um cuidado essencial para que essa comunicação de redes e internet funcione, é a compatibilidade de ambos os equipamentos, tanto o roteador (ou access point), quanto os aparelhos dos clientes. Um roteador sem fio que distribui a rede 5GHz não consegue concluir seu objetivo se o notebook, por exemplo, não reconhece seu padrão.

Para mais dicas e informações sobre o mundo dos produtos wirelles, como redes cabeadas, fibra óptica, entre outros dispositivos de internet, acesse as outras postagens do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *