Entenda o que é DMZ e para que serve!

Utilizar a internet no dia a dia é importante para termos acesso a todo tipo de serviço e produto que utilizamos em nossa rotina. A troca de informações, dados e as utilidades promovida pela web são essenciais para o constante desenvolvimento empresarial, tecnológico e social. Nesse contexto, precisamos entender o funcionamento do DMZ.

Afinal, se por um lado vivenciamos enormes avanços no que tange à comunicação e facilidades no dia a dia, por outro lado, temos uma rede que precisa de atenção especial no fator segurança.

Isso porque, a troca de informações acaba gerando o risco de que pessoas mal intencionadas, de forma não autorizada, tenham acesso a informações pessoais e dados de origem sigilosa.

Essa é uma preocupação válida, que está sempre rondando a rotina de empresas, áreas comerciais e muitas vezes até do usuário comum que preza por sua segurança na rede. Quer entender mais sobre o DMZ e seu funcionamento? Continue a leitura deste post!

O que é DMZ? Entenda!

Normalmente, entender sobre DMZ pode parecer um pouco difícil em um primeiro momento. Esse termo DMZ é uma sigla proveniente da língua inglesa que significa De-Militarized Zone, em português “Rede de Perímetro”.

A dificuldade para compreender o assunto surge, inicialmente, pelo entendimento de que o DMZ não é um software, não é um hardware ou uma peça, mas sim um conceito! O surgimento dessa sigla tem relação à um contexto militar.

No militarismo, uma zona desmilitarizada significa uma área que é criada para separar dois territórios de nações inimigas em uma região conflituosa. A Coreia do Norte e a Coreia do Sul, por exemplo, são separadas por uma área desmilitarizada.

Como funciona o DMZ?

O DMZ em um Router doméstico é referente a um Host DMZ. De uma forma geral, é possível pensar em uma DMZ como uma rede entre duas redes. Por causa disso, ela também é conhecida como “rede de perímetro”.

Trata-se de uma sub-rede física, ou, em alguns casos, lógica, que proporciona serviços de fronteira externa de uma organização para uma rede maior que conta com riscos, como a internet.

Os dispositivos que estão em uma DMZ, ou seja, localizados em uma rede confiável e a rede não confiável, possuem uma maior garantia de segurança. Eles estão envolvidos por uma espécie de camada extra de firewall.

Afinal, qual é a função do DMZ?

Basicamente, a função do DMZ é proporcionar que os serviços que contam com acesso externo, como servidores HTTP, Correio Eletrônico, FTP e todos os outros em uma rede local, o que limita o dano em potencial em casos de comprometimento de segurança.

Vale a pena lembrar que para que esse objetivo seja alcançado, os computadores presentes em determinada DMZ não podem contar com nenhuma forma de acesso à rede local.

Um exemplo prático pode envolver uma empresa que perde suas informações. Imagine uma empresa bem estruturada, que conta com uma organização funcional e de repente acaba perdendo todo seu banco de dados, toda a sua relação contábil?

É um grande problema, não é mesmo? Justamente para evitar esse tipo de situação, colocamos um firewall na ponta e duas ou mais placas de rede. No entanto, configurar seu DMZ pode não ser uma alternativa simples para muita gente.

Como configurar um Host DMZ?

A configuração do DMZ é realizada por meio de equipamentos de firewall. Eles são responsáveis por gerenciar o controle entre a rede local, a internet e a rede DMZ.  De modo geral, a ideal é que mesmo que os servidores sejam atacados, a rede interna fique protegida.

De acordo com a Tp-link, um host de DMZ do Router doméstico é um host que, com exceção das portas encaminhadas, possui todas as suas portas TCP E UDP expostas. Por isso, para encaminhá-las a um outro dispositivo firewall, ele é constantemente utilizado.

Para configurar esse host, primeiramente, você deve abrir seu navegador e digitar IP na barra de endereços, pode ser: 192.168.1.1 / 192.168.0.1 / 192.168.0.254. Aperte enter e posteriormente, coloque a senha e o login, ambos devem ser a palavra “admin”.

Feito isso, em casos de Routers Wi-Fi e Routers 3G, vá até forwarding, clique em “DMZ”, posteriormente selecione “Disable” e coloque o IP do dispositivo do host, salve em seguida. Será preciso reiniciar o router para que as alterações sejam aplicadas.

Esse passo a passo pode ter ações diferentes, que mudam de acordo com o router. Routers ADSL, com interface azul ou laranja podem exigir alguns caminhos diferenciados. Acesse as especificações do seu router para ter mais informações corretas!

E então, gostou do post? Esperamos que suas dúvidas sobre o DMZ  tenham sido esclarecidas. Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como esse!

Aqui na ConectWi, estamos sempre trazendo novidades em produtos, serviços e informações sobre computação, fibra óptica e soluções wireless! Fique por dentro! (Leia nosso post e entenda o que é DNS?)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *