O que é DNS? Entenda tudo sobre isso!

Você já ouviu falar em DNS? Já se perguntou o que é DNS? Os servidores DNS, sigla para a expressão “Domain Name System” ou Sistemas de Nomes de Domínios,possuem a missão de localizar e traduzir para números IP os endereços de sites que digitamos nos buscadores. 

Sem os servidores DNS teríamos que acessar nossos sites preferidos por meio de números IP, assim, imagine que teríamos que memorizar todos esses números e sequencia. Com certeza iríamos acessar pouquíssimos sites, não é mesmo? 

Como isso funciona? 

Os domínios e servidores DNS estão pelo mundo todo, e atuam traduzindo os endereços digitados. Assim, qualquer domínio que você coloque no navegador é traduzido para o número de IP daquele endereço. 

Isso significa que podemos pensar no DNS como um fator intermediário, algo localizado entre o que queremos e o código necessário. Normalmente, utilizamos o serviço DSN que nosso provedor de internet oferece, no entanto, isso não é obrigatório. 

Qual a diferença entre “.com” e “.br”?

Os domínios ou extensões .com e .br possuem algumas diferenças básicas. Os domínios com extensão .br são gerenciados pelo REGISTRO.BR. Trata-se de um órgão responsável por gerenciar todos os domínios do Brasil. 

Esses domínios possuem um valor anual de R$ 40,00 e ao fazer esse registro, o usuário deve informar o DSN do servidor em que o site está hospedado. Porém, no caso do domínio .com, esse processo não é realizado pelo REGISTRO.BR. 

Afinal, sua gestão não se aplica a essa extensão. Em casos de domínios internacionais, o registro precisa ser feito por sites específicos no exterior, ou ser intermediado por sites brasileiros. Nessas situações, o valor anual gira em torno de R$ 50,00 por ano. 

E quando você digita o endereço de determinado domínio tanto com “.br” quanto com “.com”  e ele acessa o site corretamente? Significa que o DNS está sendo traduzido tanto de forma nacional quanto internacional? 

Não. Nessas situações, o que acontece, na verdade, é um redirect. A página incorreta redireciona o usuário para a outra. Assim, você é sempre encaminhado automaticamente para a extensão original. 

Tudo isso é gerenciado de forma geral?

Sim! Não haveria como os sistemas de endereços IP e DNS funcionarem corretamente sem que existisse uma coordenação global, não é mesmo? Até porque, mesmo que você esteja do outro lado do mundo, ao digitar um domínio em seu buscador, ele precisa responder. 

Para que tudo isso aconteça corretamente, a ICANNInternet Corporation for Assigned Names and Numbers ou Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, em português, gerencia a atribuição de nomes de domínios e endereços IPS de forma global.

A ICAAN, por sua vez, é uma entidade que não possui fins lucrativos, no entanto, sua função é muito importante, já que ela visa manter todos os sites devidamente registrados funcionando na web. 

A segurança DSN: como funciona? 

Já deu para perceber que o DNS é um fator muito importante, não é mesmo? Sendo assim, assim como proteger tudo aquilo que normalmente é importante no mundo digital, também devemos garantir a segurança do DNS

Essa segurança é alcançada por meio do DNSSEC (Extensão de Segurança DNS). Trata-se de um esquema criptográfico que utiliza chaves públicas e privadas para assegurar que todos os endereços acessados são autênticos. 

Isso ajuda a evitar fraudes de internet, já que é um meio de garantir que todo endereço, ao ser consultado, será traduzido para o número de IP que realmente lhe diz respeito ou se se tratam de sites falsos e infectados. 

Como escolher o melhor DSN para você? 

O tempo que demoramos para acessar uma determinada página, normalmente, pode ser afetado pelo servidor DNS.  Além disso, muitas vezes o DNS do nosso provedor de internet fica congestionado e com problemas de segurança. 

É por isso que usar um bom servidor significa tornar sua navegação bem mais segura e veloz. Para nossa sorte, existem diversos serviços que oferecem recursos seguros. Além disso, seus sistema de cache ajuda o site de destino responder com muito mais velocidade.

Infelizmente boa parte desses serviços facilitadores não atuam no Brasil, porém, de qualquer forma, vale a pena conhecer esses nomes: OpenDNS, Google Public DNS e Level 3

E aí, gostou desse post? Esperamos que agora você consiga entender um pouco melhor sobre o que é o DSN e como ele funciona. Se você está começando a estudar sobre o funcionamento da internet, vale a pena dar uma olhada em nossos outros posts. 

Para continuar tendo acesso a conteúdos como esse, que tal acompanhar o blog da ConectWi? Por aqui, estamos sempre buscando acrescentar conhecimento e novas tecnologias em suas rotina.  O melhor de tudo isso, é que basta ficar de olho por aqui para entender tudo sobre isso! 

A ConectWi empresa especializada na distribuição e importação de produtos Wireless, logo vivemos e respiramos internet! Temos o compromisso de entregar a você um atendimento de qualidade, equipamentos à pronta entrega e as melhores marcas do mercado. 

Nos vemos no próximo post! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *