Diferença entre roteador e repetidor

Utilizar a internet é muito comum para qualquer atividade cotidiana. Seja por meio do celular ou do computador, estamos sempre conectados. Sendo assim, entender a diferença entre um roteador e um repetidor de sinal é muito importante. 

Antes porém, um dos primeiros passos é definir que tipo de conexão é mais adequada às suas necessidades: ADSL, cabo ou fibra óptica. Só então, é necessário decidir como será feita a distribuição do sinal da internet.

Para essa função, é possível utilizar os roteadores e repetidores. Aqui na Conect Wi, nós sempre recomendamos as marcas Mikrotik ou Ubiquiti, TP-Link, Greatek, e Oiw. Afinal, é quase impossível uma pessoa ter uma vida conectada sem o sinal WI-FI. Mas qual será a diferença entre eles?

Roteadores  

Criam redes WI-FI particulares e também transmite o sinal para outros aparelhos. São capazes de fazer uma conexão com redes distintas. Sua principal função é transmitir o sinal de serviço de banda larga, que chega até o modem. 

A transmissão de dados, por meio de ondas, que proporciona conectividade entre os computadores e outros dispositivos de rede. Ela busca a melhor rota para enviar e receber dados. Para estabelecer a eficiência dos roteadores, é necessário considerar as seguintes características

  • Velocidade de acesso: Quanto maior a velocidade de acesso, mais rápidos serão os downloads e uploads realizados pelos dispositivos.
  • Velocidade de transmissão: Ela é definida pelo padrão dos roteadores. Um dos primeiros foi o G, que possibilitava a velocidade de 54Mbps entre o ponto de acesso e o dispositivo.  Depois, veio o N, que aumentou a velocidade de conexão para 300Mbps. Atualmente, o mais moderno é o padrão AC, que aumentou a velocidade para até 1.300Mbps.
  • Avaliação da antena do roteador: A avaliação da antena é dada por uma unidade denominada DBI, que define o alcance do sinal de transmissão de dados. Assim, quanto maior for a potência da antena, maior será a abrangência do sinal

Contudo, apesar de possuir as características assinaladas, nem sempre o roteador possui as especificações necessárias para transmitir dados em espaços maiores. A seguir, apresentamos algumas das características dos repetidores de sinal.

Repetidores de sinal

Também são conhecidos como extensores. São utilizados em casas grandes ou com muitos obstáculos, tais como paredes. Nessas casas, como apenas o uso do roteador não é suficiente, é necessário utilizar os repetidores. 

Através dele, é possível alcançar uma área maior de cobertura de alcance. Um ponto positivo dos repetidores é que eles são acessíveis, porém, também devemos levar em consideração que a distribuição de sinal muitas vezes pode ser conturbada.

É importante lembrar que o WI-FI  não é o único meio de distribuição da internet. Há outros, como, por exemplo:

Powerline:  Através dele, a rede elétrica é utilizada para a retransmissão do sinal da internet. Esse sistema possui algumas vantagens, como: a economia de cabeamento e o aproveitamento de instalação já presente na residência.

Por outro lado, existem também algumas desvantagens que afastam muitas pessoas desse essa opção de distribuição, os ruídos causados pela rede elétrica é uma dessas desvantagens. 

Switches (ou comutador): Trata-se de um equipamento que possui a função de interligar equipamentos de uma rede por suas portas RJ45 (ou ISO 8877) fêmea. Caso se queira utilizar esses equipamentos em diferentes pontos da casa, é necessário distribuir um cabeamento de rede ao redor da casa.

A grande vantagem do Switcher é que ele é capaz de fazer com que múltiplos equipamentos possam transmitir e receber dados ao mesmo tempo. O que é uma funcionalidade incrível para interligar servidores e estações de serviço, por exemplo. 

Porém, um problema desse sistema é que muitas vezes, é necessário realizar reformas na estrutura da casa ou estabelecimento para que o espaço seja condizente com as necessidades do produto. 

Diferenças entre roteador e repetidor

A escolha do uso do roteador ou repetidor depende da avaliação dos fatores relacionados à área ou objetivo da conexão. Porém, vale a pena lembrar que para utilizar o repetidor é necessário já ter um roteador no local.

No entanto, essa dúvida se torna válida quando um dos cômodos da casa não recebe cobertura do sinal da internet, por exemplo. Nesses casos, um repetidor seria um equipamento que compensaria mais. 

Porém, em casos de primeira compra, um roteador de, no mínimo, duas antenas, pode ser o suficiente. Se o equipamento conta com quatro ou mais antenas, melhor ainda. Nessas situações um repetidor pode não ser necessário. 

Preços e instação: qual compensa mais?

De modo geral, os repetidores costumam ser mais caros que os roteadores, mas essa diferença é mínima, muitas vezes irrelevante na hora da escolha. Já com relação à instalação de ambos, é possível afirmar que ambas são realizadas de maneiras simples. 

De toda forma, é importante pontuar que essa instalação deve ser realizada por especialistas, por isso a equipe da Conectwi Serviços, dispõe de profissionais devidamente capacitados para desenvolver esse serviço com alta qualidade. 

Oferecemos total garantia e procedência não apenas em produtos, mas também em formação, instruções, suporte, instalação e manutenção do seu projeto! Faça um orçamento com um de nossos consultores.

De fato, o que você deve considerar é a sua real necessidade, afinal o roteador tem a função de dividir o sinal de internet e o repetidor de estender o alcance desse sinal, essa é a principal diferença entre eles.

E aí, já sabe qual escolher para dar um upgrade em seu sinal de internet? Você também pode optar pela utilização de um Ponto de Acesso, já que ele também é capaz de estender o sinal em espaços maiores e tem muitas características positivas. 

Leia nosso post sobre as vantagens de utilizar Access Point para entender mais sobre essa incrível tecnologia! 

Aproveite também para conhecer a loja da ConectWi, por aqui, estamos sempre cheios de novidades e as melhores ofertas para você. Vem conferir. 

1 comentário em “Diferença entre roteador e repetidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *