Como conectar a impressora no wifi: dicas simples

Comprar uma nova impressora e deixá-la funcionando sem erros é uma tarefa que vai muito além do dinheiro desembolsado. O simples fato de ir até a loja ou o site online, escolher o modelo desejado e adquirir o produto é apenas o primeiro passo.

Feito isso, é hora de conectar a impressora sem fio no computador. Durante esse processo, muitos usuários acabam tendo dúvidas. Mas, o wifi e a impressora não irão mais ser um problema depois que você ler as nossas dicas para conectá-los.

Além da situação de comprar, também existem aquelas situações de instalações de novos sistemas operacionais, computadores novos ou recém formatados. Em todos esses casos, será preciso conetar a impressora sem fio ao wifi novamente.

No post da Conect Wi você vai aprender a fazer isso no Windows 10, visto que esse é um dos sistemas operacionais mais utilizados no dia a dia. Continue lendo esse post para entender como inserir sua impressora Wi-FI ao computador sem a necessidade de cabos.

Conectando sua impressora wi-fi

Antes de seguirmos nosso passo a passo, vale lembrar que cada marca de impressora possui detalhes específicos na instalação. Pensando nisso, é necessário que a marca do seu equipamento disponibilize os recursos necessários para conexão com o Windows 10.

Os drives da sua impressora precisam estar atualizados para que a conexão funcione, sendo assim, caso erros de atualização sejam localizados é importante que você siga as orientações da própria impressora para os ajustes necessários.

Em algumas situações, pode ser necessário instalar algum drive, para isso, você deve entrar no site da fabricante do seu dispositivo e pesquisar por drives de instalação de impressoras sem fio.

Se a sua impressora não acuse problemas semelhantes aos citados à cima, é hora de começar a seguir o nosso passo a passo e conectar seu dispositivo wifi ao computador com sucesso.

Sua impressora já foi instalada? Aprenda a conectá-la à rede wifi!

Caso você tenha atualizado seu computador para Windows 10 ou por algum outro motivo precise instalar sua impressora sem fio novamente, não será preciso configurações de instalação da impressora. Será preciso apenas adicioná-la.

Para isso, ligue sua impressora de forma normal e aguarde por cerca de 15 segundos. Após esse tempo, clique no menu do Windows e escolha a opção chamada “configurações”. Uma nova tela irá se abrir em seu computador.

Essa nova tela irá contar com diversas opções de configurações de seu computador. Entre elas, selecione a opção “dispositivos”. A aba em questão nos permite adicionar dispositivos via bluetooth, mouses e impressoras.

Ao entrar na aba “dispositivos”, no menu do lado esquerdo clique na opção “impressoras e scanners”, após fazer isso, selecione a opção “adicionar uma impressora ou scanner”. Como você pode perceber, o processo até aqui é super simples.

Se sua impressora estiver instalada de forma correta, ela irá aparecer na listagem de impressoras encontradas. Sendo assim, basta selecioná-la e aguardar a conexão automática.

Prontinho, sua impressora estará pronto para uso!

Primeira conexão? Cogite uma configuração com cabo USB

Em situações de produtos novos, que nunca tenham sido instalados ao computador, o ideal é que primeiramente você utilize um cabo USB para configurar. Isso porque o dispositivo ainda não terá reconhecido a rede sem fio.

Outra vantagem de conectar primeiramente com o cabo, é que uma vez feito isso, outros computadores também poderão se conectar ao equipamento sem que seja necessário configurações posteriores.

Instalando sua impressora sem fio

Caso sua impressora esteja sendo utilizada pela primeira vez, será preciso que você faça a instalação antes de conseguir utilizá-la em sua rede sem fio. Para isso, você precisará de um CD de instalação do produto.

Para iniciar o procedimento, insira o CD em seu computador e aguarde a tela que irá estabelecer alguns comandos. De modo geral, basta seguir as próprias orientações da impressora para que tudo corra bem.

Avance em cada tela, conforme as instruções até que apareça a opção “instalar”. Pode ser que o computador peça permissão para que o equipamento faça alterações em seu computador, lembre-se de clicar em “permitir”.

Continue a clicar em avançar na tela que irá surgir, em seguida clique em “Eu li e aceito os contratos e configurações de instalação” e clique em “avançar” novamente. A última tela desse processo irá indicar que a instalação foi feita com sucesso.

Com esse processo realizado, é hora de realizar a conexão do equipamento à internet. O cabo USB nesse momento pode ser essencial. Uma tela de conexão à rede irá surgir na tela, clique em “avançar” novamente.

Siga as orientações da impressora clicando em avançar mais uma vez, nesta aba a impressora irá exibir uma listagem de dispositivos encontrados. Selecione sua impressora e clique em avançar. Caso ela não apareça na lista, cliquem em “minha impressora não está na lista”, e após encontrá-la, avance.

Na tela de “configurações de redes sem fio” clique em “sim” e em seguida, avance. Na próxima tela, no “diagnóstico de rede” talvez seja preciso desativar Firewall, desmarcando a caixinha de seleção.

Pronto! Sua impressora foi instalada e conectada à rede com sucesso! Caso você queira fazer um teste para verificar que tudo está funcionando diretamente, imprima as folhas de teste que sua impressora irá sugerir. Caso contrário, apenas ignore a sugestão.

E aí, gostou do post? Esperamos que ele tenha sido útil para te ajudar a conectar sua impressora ao wifi. Para receber mais dicas como essa, continue acompanhando o blog da Conect Wi!

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