Os melhores roteadores wifi: como escolher? Saiba aqui!

Saber como escolher um roteador wifi é fundamental para manter uma boa conexão de internet.  Afinal, os melhores roteadores são sempre aqueles que entregam o serviço que prometem.

Quando chegamos a um lugar qualquer, loja, restaurante, hospitais ou na casa de um amigo, uma das nossas primeiras ações é fazer aquela clássica pergunta:  “qual é a senha do wifi?

Até porque, com tantos avanços na tecnologia, atualmente é muito fácil encontrar lugares comerciais ou residenciais que contam com roteadores. Eles garantem que todos fiquem conectados e em casos comerciais, ajudam a fidelizar os clientes.

Porém, com tantos roteadores disponíveis no mercado, saber como escolher o dispositivo certo não é uma tarefa tão fácil. Não basta apenas escolher um roteador qualquer, é preciso prestar atenção na qualidade, na segurança, facilidade de instalação e outras características do produto.

Como se trata de um dispositivo fundamental no nosso dia a dia, a Conect Wi separou uma lista com as características dos melhores roteadores wifi, para você não errar na escolha do seu

Sobre os roteadores

O roteador é o equipamento responsável por distribuir o sinal da rede com ou sem fio. Eles possuem diferentes funcionalidades, alguns contam com recursos individuais que os tornam diferenciados e configurações que determinam a qualidade do sinal transmitido.

Com tantos aspectos distintos, os valores dos roteadores podem variar bastante. Mas, em qualquer caso, é importante prestar uma atenção especial em aspectos como protocolo, número de antenas e frequência do dispositivo.

Tipos de roteadores: uma banda

De forma geral, os roteadores se comunicam através de frequências de rádio que operam entre 2,4 GHz e 5 GHz. Entre elas, a mais antiga é a de 2,4 GHz, por isso, também é a mais barata. Ao optar por um roteador de apenas uma banda, você se limita a uma única banda de frequência – 2,4 HZ.

Esse fato significa que a velocidade desse tipo de frequência é um pouco menor que aquelas dos roteadores com dual-band ou tri-band. Sendo assim, vale a pena avaliar o custo benefício do produto.

Esse tipo de frequência é excelente em várias situações. Porém, por ser a mais usada no mercado, pode sofrer interferências de sinal que diminuem na estabilidade da rede. Se você mora em uma cidade grande, esse pode ser um grande problema.

Uma vantagem da banda única é que, no geral, todos os dispositivos são compatíveis com a banda 2,4, além disso, roteadores de banda única também são os melhores em ultrapassar os limites de paredes e do chão.

Banda dupla

Um roteador de banda dupla também suporta a banda de frequência de 2,4 GHz. Porém, o que o diferencia de um roteador de banda única é que esse tipo de roteador aumenta a banda de frequência para 5Hz, conforme existe necessidade.

Além disso, em cidades mais populosas esse tipo de banda costuma rodar de uma forma bem mais eficiente. Isso acontece porque ela tem menos interferência, já que não é tão comumente usado, justamente por não ser muito eficiente em ultrapassar paredes.

Banda tripla

Enquanto os roteadores de uma única banda operam com apenas 2,4 GHz e aqueles com duas bandas adicionam uma segunda banda de 5 GHz, os roteadores que operam com manda tripla, adicionam uma terceira banda com 5 GHz.

Como é possível prever, um roteador que opera com três bandas sofre pouquíssima interferência. Sendo assim, é muito mais fácil alcançar excelentes velocidades enquanto navega na internet.

Os roteadores de banda tripla possuem a capacidade de classificar os dispositivos de acordo com a banda que ele suporta, de forma automatizada. Ou seja, você não precisa se preocupar com isso ao instalar seu roteador.

Um roteador com três bandas é a melhor forma de preparar sua casa para o futuro. Caso você tenha muitos dispositivos conectados à rede, com certeza irá sentir muita diferença ao trocar o roteador.

Protocolos

Na hora de escolher um bom roteador, é muito importante prestar atenção aos protocolos de segurança. De forma geral, os melhores roteadores contam com boas defesas, mas escolher uma boa senha também é essencial.

Cada dispositivo que se conecta ao seu roteador deve ter o suporte necessário para o protocolo de comunicação do equipamento. Para estar a par desse característica, é necessário observar a embalagem do produtos, na descrição 802.11.

Compre seu novo roteador aqui na Conect Wi

Se você já tentou ter um sinal melhor, sem interferências, ou se sofre com um roteador de única banda, esse pode ser o momento de investir em um tri-band. Aqui na Conect Wi você encontra os melhores roteadores wifi do mercado, sempre com os melhores preços.

E então, gostou do post? Esperamos que nossas dicas te ajudem a escolher o roteador correto para seu uso. Por isso, avalie bem suas necessidades e venha conhecer a nossa loja online.

Aproveite para conferir nossas “dicas para melhorar seu sinal Wifi

Acompanhe nosso blog para continuar tendo acesso a dicas e sugestões sobre o mundo da internet! Nos vemos nos próximos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *