Câmera de segurança: vale a pena? Qual a mais adequada?

Se algum dia pensamos que instalar uma câmera de segurança em nossos imóveis era uma possibilidade exagerada, hoje, sabemos que se trata de uma necessidade em diversos locais.

É claro que a principal vantagem das câmeras é justamente garantir que o local se torne mais seguro, afastar possíveis infratores e diminuir a ação de vândalos. Além disso, existem também os fatores internos que devem influenciar na hora de escolher uma câmera.

Por exemplo, se você tem uma criança pequena ou um idoso que conta com o auxílio de um cuidador, a câmera de segurança se torna um fator ainda mais especial. Afinal, ela pode auxiliar no cuidado com esses familiares.

Em muitos casos, principalmente em situações de acidentes, são esses equipamentos que garantem que saibamos exatamente quais foram as causas dos acontecimentos e até permite até que tenhamos consciência de possíveis negligências.

Esses são alguns motivos entre muitos outros, que exemplificam bem porque as câmeras de segurança valem a pena, são necessárias e são verdadeiros investimentos, pois são capazes de nos trazer um retorno de valor.

Se você está pensando em comprar uma câmera é porque já entende essa necessidade. Pensando nisso, a ConectWi reuniu em um único post os principais tipos de câmera de segurança do mercado, continue a leitura desse texto para entender escolher a sua corretamente.

Qual a melhor câmera de segurança?

Não há uma forma mais precisa de responder essa pergunta senão: depende. Essa resposta se dá porque, realmente, a melhor câmera de segurança é aquela que melhor se adequa ao seu uso.

Você precisa de uma câmera de segurança para sua empresa? Ou se trata de uso residêncial? Você quer um circuito interno completo, com monitoramento ou prefere apenas algumas câmeras conectadas diretamente ao seu celular?

De acordo com a sua resposta para essa pergunta, será possível identificar qual o tipo de câmera de segurança que mais irá se adequar ao seu uso diário. Vejamos, então, quais são esses tipos de câmera e como aproveitá-los ao máximo.

Câmera Dome:

Esse modelo de câmera de segurança leva esse nome pois seu formato remete a uma doma. Trata-se de um dos estilos mais discretos, que pode ser instalado em lugares pequenos sem dar alarde. São excelentes para elevadores, recepções e pequenos comércios, por exemplo.

A imagem da dome costuma ter boa qualidade, e alguns modelos possuem infra vermelho. Você vai encontrar câmeras dome com materiais mais resistes e também aquelas que são menos duradouras. O preço pode variar de acordo com essas características.

Câmera speed dome:

Não confunda a câmera dome comum com as speed dome, porque essas são muito mais caras e eficientes: possuem zoom óptico e ainda se movimentam em 360º. O controle desse modelo  pode acontecer remotamente, por meio do videomonitoramento.

Esse estilo de câmera é muito utilizado em shoppings, vias públicas ou grandes estabelecimentos. Nesses lugares, onde cada detalhe precisa ser observado de perto, as speed dome são excelentes opções.

Um detalhe importantíssimo na utilização dessa câmera é que as speeds dome precisam ser pensadas como câmeras de auxílio,  pois como sua grande vantagem é o zoom, é provável que os pontos cegos sejam constantes durante o monitoramento.

Por isso, o ideal é ter outros aparelhos que monitoram o restante do ambiente enquanto a speed dome captura imagens pontuais.

Câmeras bullet:

Enquanto as dome são discretas e difíceis de identificar, as bullet são utilizadas quando a ideia é reforçar a segurança evidenciando o uso do equipamento.

Por causa disso, ela é um dos modelos mais vendidos do mercado e tem uma grande gama de opções. Algumas dessas apresentam um alcance maior, outras são mais restritas. Com certeza, esses fatores influenciam nos valores.

Esse modelo, geralmente, é o tipo mais resistente à chuva e poeira, portanto, é muito indicado para ambientes externos. Normalmente, não é muito utilizada em lugares internos, mas nada impede essa instalação.

E a conectividade?

A grande parte dos modelos de câmeras possui conexão com smartphones, tablets. computadores e notebook. Os melhores são aqueles que são conectados diretamente ao roteador. Isso significa que você pode acompanhar todo o movimento em tempo real, em qualquer lugar.

Também existem sistemas que são simultâneos em computadores de mesa. De qualquer forma, lembre-se de optar por uma câmera que conte com qualidade de imagem, de preferência HD.

Com os aparelhos instalados, com certeza sua sensação de segurança irá alcançar níveis bem maiores. Por isso, escolher uma câmera que tenha qualidade, que seja produzida com materiais confiáveis e tenha boa procedência é essencial.

Aqui na ConectWi você encontra tudo o que precisa em segurança eletrônica para sua casa, comércio ou empresa. Aproveite nossas novidades e compre já o tipo de câmera de segurança que mais se adequa ao seu uso.

E aí, gostou deste post? Esperamos que ele te ajude a fazer uma boa escolha. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *