Qual a importância de ter um nobreak em minha empresa

Você já ouviu falar em nobreak? Esse estabilizador é importantíssimo em empresas, comércios e ambientes da área da saúde, como hospitais. Também pode ser muito útil em residências, quando a internet é amplamente utilizada – em home office, por exemplo.

No post de hoje, a ConectWi vai explicar o que é, para que serve e qual a importância de ter um nobreak na sua empresa. Além disso, vamos ajudar você a escolher o melhor modelo de nobreak entre os existentes no mercado.

O que é e para que serve o nobreak?

Basicamente, o Nobreak é um estabilizador que regula, limpa e fortalece a voltagem da energia que recebem os aparelhos conectados a ele. Também conhecido como UPS ou Fonte de Alimentação Ininterrupta, é um dispositivo que protege e alimenta os eletrônicos.

O que o diferencia de um estabilizador comum ou filtro de linha é que a ferramenta em questão possui uma bateria interna que, além de regular a voltagem, fornece energia.

Isso quer dizer que, em casos de queda de energia, tanto o estabilizador básico quanto o nobreak protegem os eletrônicos conectados a eles, evitando que queimem. Porém, apenas o nobreak dispõe de um tempo de energia extra para que você salve arquivos e desligue as máquinas, por exemplo.

Nobreak, em português, significa “sem intervalo”, o que já explica um pouco sobre o funcionamento desse aparelho. São duas funções principais:

  • Proteger os aparelhos eletrônicos conectados a ele em casos de oscilações, curto-circuito ou quedas bruscas de energia para que não queimem;
  • Fornecer energia própria durante um tempo a mais, para que o usuário consiga se preparar em casos de interrupções.

É por isso que esse estabilizador é amplamente conhecido e utilizado, principalmente em empresas de tecnologia e negócios de grande porte.

Hospitais, call centers e empresas que trabalham com dados em tempo real são exemplos de lugares que precisam estar preparados para não serem surpreendidos pela falta de energia.

Quem já perdeu horas de trabalho ou teve um aparelho queimado em um curto-circuito sabe do que estamos falando. Entenda, a seguir, a importância do nobreak para qualquer empreendimento.

Por que é importante ter um nobreak em minha empresa?

O nobreak em empresas serve para dar mais segurança durante o trabalho. Ele assegura o bom funcionamento dos equipamentos eletrônicos, sem que travem ou desliguem repentinamente.

Engana-se quem pensa que esse aparelho é indicado somente para empresas do ramo de tecnologia. Qualquer negócio que possua máquinas mais sensíveis à energia pode investir nesse dispositivo.

A maioria dos nobreaks oferece cerca de 15 minutos de energia para aparelhos simples, como notebooks – tempo ideal para salvar arquivos, encerrar processos e desligar tudo de maneira correta.

A potência do dispositivo e a energia gerada dependerão da quantidade de aparelhos eletrônicos ligados a ele. Quanto mais aparelhos e quanto maior for o consumo de energia, menos tempo você terá.

Os riscos de não usar um nobreak podem ser altos – com certeza são maiores que o investimento que o aparelho exige. Em uma situação de interrupção brusca, como queda de energia, você fica sujeito a:

  • Perder documentos e dados importantes que não foram salvos;
  • Danificar o sistema operacional e corromper arquivos;
  • Causar danos no disco rígido do computador;
  • Interromper o funcionamento de servidores e data centers, comprometendo todo o trabalho da empresa;
  • Queimar aparelhos eletrônicos.

Para não ficar exposto a prejuízos financeiros e desperdiçar tempo e trabalho, invista em um nobreak para sua empresa. Se você não sabe qual modelo escolher, fique tranquilo: preparamos algumas dicas para você identificar o que mais se adequa a suas necessidades.

Qual o melhor modelo de nobreak para minha empresa?

Os nobreaks podem ser encontrados em 3 tipos que atendem a diferentes demandas. São eles:

  • Offline (ou Stand by)

Esse modelo é o mais básico de todos, ideal para uso residencial ou em empresas de pequeno porte. Ele apenas fornece mais tempo de bateria aos aparelhos quando a energia acaba, mas não consegue estabilizar as variações de energia e pode não proteger totalmente em quedas bruscas.

  • Linha interativa

Esse apresenta um excelente custo-benefício, caso você não precise da máxima potência e tenha um orçamento mais reduzido. Também é indicado para uso em empresas pequenas ou residências.

É similar ao offline, mas possui uma peça a mais: um AVR (Regulador Automático de Voltagem) que regula as oscilações de voltagem dos dispositivos conectados.

  • Online

O nobreak online com dupla conversão é recomendado para se conectar a grandes aparelhos, tendo vida útil mais curta que os outros, mas oferecendo maior suporte energético. Esse modelo garante que servidores e data centers funcionem até a energia voltar.

Possuem uma peça chamada inversor, que converte a energia em corrente alternada para uma corrente direta e limpa, com voltagem contínua. São muito eficientes, seguros e confiáveis e, justamente por isso, mais caros que as opções anteriores.

Tendo em mente essas informações, agora é só escolher o tipo de nobreak que mais atende à sua empresa. No site da ConectWi você encontra fonte nobreak e sistema nobreak para CFTV, além de diversos acessórios de eletrônica e informática para seu estabelecimento. Conheça nossas opções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *