Aprenda a instalar uma cerca elétrica residencial

Pensando em desenvolver um projeto de segurança residencial bem elaborado? Saiba que a cerca elétrica é um item primordial, pois, junto com equipamentos para um sistema de câmeras e alarmes, temos um projeto de segurança completo para assegurar que a nossa propriedade esteja sempre segura.

Quando se trata de proteger o nosso patrimônio, todo cuidado é pouco. Ao mesmo tempo, muitos querem economizar na hora de elaborar um projeto de segurança. Portanto, a ConectWi resolveu trazer algumas dicas de como instalar uma cerca elétrica residencial, caso você já tenha alguma experiência com redes elétricas. Confira a seguir!

Afinal, como funciona uma cerca elétrica?

Basicamente, uma cerca elétrica converte energia de uma bateria, do sol ou da rede elétrica em um pulso de alta tensão. Quando alguém faz contato com a cerca, o circuito é concluído e a cerca produz um pulso curto e nítido de energia. Esse pulso é o que produz o choque!

O choque causado não é letal, mas é altamente desagradável. A tensão legalmente autorizada a atravessar cercas elétricas é limitada a 10.000 volts, mas o efeito que o intruso experimenta depende de vários fatores. Basta dizer que um intruso pode receber um choque de alta tensão diretamente na parte do corpo que encostar no fio.

As cercas elétricas, geralmente, podem ser conectadas a um alarme e aos serviços de uma empresa de segurança privada. Se o perímetro for violado, um alarme soará e a empresa de segurança enviará sua equipe de ronda armada para a verificação do ocorrido.

A cerca elétrica realmente mantém os criminosos afastados?

Com certeza! Uma cerca elétrica em torno de sua propriedade é diferencial para quem tem más intenções contra a sua propriedade. É comum que um criminoso oportunista busque sempre o alvo mais fácil e uma cerca elétrica, sem dúvidas, o fará pensar duas vezes, ainda mais quando é possível ouvir o zumbido da cerca quando se está passando por perto.

Se o criminoso for “corajoso” o suficiente para continuar, terá que lidar com o choque elétrico que receberá quando entrar em contato com a cerca. Se isso ainda não for suficiente, seu alarme será acionado e a empresa de segurança enviará uma equipe até à sua casa para verificar o ocorrido.

No entanto, nem todos se convencem de que as cercas elétricas são eficazes, até experimentarem a sua tensão. Muitos acreditam que a cerca elétrica indica a presença de coisas que valem a pena roubar. Se um ladrão estiver determinado o suficiente, poderá tentar alguma estratégia para vencer a sua cerca elétrica. Por isso, sempre indicamos que esta não deve ser sua única defesa, mas parte dela.

Bom, agora vamos aos passos para efetuar a instalação de uma cerca elétrica. Veja abaixo:

  1. Prepare a instalação da cerca

Antes de instalar uma cerca elétrica, verifique os regulamentos da sua cidade para garantir que você possa usá-la em sua área. Sempre compre e instale sinais de aviso, para que seus visitantes saibam do perigo da cerca. Isso evita que ocorra algum acidente com as pessoas queridas à sua volta.

Preste atenção, também, na altura em que você pretende instalar a sua cerca: é recomendado que ela seja instalada a um mínimo de 2 metros de altura, para que as crianças não tenham como alcançá-la de forma alguma. Se você tem muro ou cercas baixas na sua casa, a instalação não é recomendada.

  1. Preparando os fios, as hastes e alocando a central da cerca

Primeiramente, será preciso calcular a extensão do terreno e dividir esse valor por 3. O resultado irá definir o número de hastes necessárias. Depois, é hora de decidir onde será instalada a central da cerca elétrica que, em alguns casos, pode ser a mesma central do alarme.

O correto é que a central seja instalada em um local coberto, para que a chuva não danifique o sistema. Alguns instalam no forro da casa e passam os fios por entre os vãos das telhas, enquanto outros preferem utilizar gabinetes outdoors ou racks e organizadores.

  1. Escolha das hastes e dos fios

Você também precisará escolher as hastes que você usará na instalação, pois existem hastes de dois, três, quatro ou seis furos. A escolha depende muito de onde essa cerca será instalada; se for uma residência comum, geralmente, é usada a cerca de três isoladores. Para áreas empresariais, é mais comum usar a haste com seis isoladores.

Para a escolha dos fios, também é válido realizar essa verificação, pois, para hastes menores, recomenda-se o uso dos fios de aço inox de 0.90 mm, enquanto para as hastes maiores, o correto é usar os fios de aço galvanizado de 1.5 mm. Além disso, a escolha do fio também depende da voltagem da central, pois uma central de choque industrial facilmente arrebentará um fio muito fino.

  1. Instalação das hastes e passagem dos fios

Você precisará de ferramentas para concluir a instalação, como uma boa furadeira (caso você precise fixar as hastes em muros de concreto), e de ferramentas manuais. Fixe bem as hastes com parafusos, utilizando as ferramentas.

Depois que todas as hastes estiverem instaladas, você precisará passar os fios através das hastes. Então, comece a montar os fios que transportam corrente através da cerca. O primeiro passo é pregar isoladores em cada ponto e prendê-lo na altura que você precisa.

Verifique as recomendações do fabricante para sua aplicação. O fio inferior passará alguns centímetros acima dos piquetes. Passe a fita poli pelos isoladores, passando de um poste para o outro, para cercar a área externa. Você precisa executar fios separados se tiver dois níveis de vedação. Apenas certifique-se de iniciar e finalizar o fio onde planeja conectar a fonte de energia.

É importante garantir que todos os fios sejam ligados de haste para haste, sem nenhum ponto de fuga onde pessoas más intencionadas possam tirar proveito da brecha. É essencial que a cerca se torne um circuito fechado.

  1. Aterramento da central

Quando o fio poli estiver no lugar, conecte o sistema à fonte de energia e aterre-o com duas barras de metal. Você pode usar um carregador movido a energia solar se não tiver eletricidade correndo para o quintal.

Anexe o painel solar ao topo de uma cerca, certificando-se de que está voltado para o sudeste, para obter o máximo de luz solar. Um bom aterramento garante mais vida útil para a sua cerca, então, é importante realizar este passo com êxito.

  1. Verifique a rede elétrica

Conecte todos os fios de acordo com as instruções do kit e deixe o sistema carregar. Dirija as duas hastes de aterramento no chão e conecte-as ao painel solar (caso a sua casa tenha um painel solar) ou à rede elétrica.

Após o carregamento do sistema, use o medidor de voltagem para garantir que todas as áreas da cerca estejam recebendo energia. Não toque na cerca com as mãos, a menos que a energia esteja desligada. Lembre-se, sempre, de realizar todo o processo com equipamentos de proteção individual (bota, luvas e capacete).

No que diz respeito às medidas de segurança doméstica, uma cerca elétrica é surpreendentemente acessível. As pessoas que decidem instalar cercas elétricas afirmam que mal percebem a diferença na conta de energia.

Lembre-se que estas são algumas dicas para quem já tem experiência com instalações elétricas e saberá fazer esta instalação com segurança. Se este não é o seu caso, é mais indicado que você contrate um eletricista para realizar a instalação.

Com certeza você dormirá mais tranquilamente com o zumbido fraco de uma cerca elétrica em sua casa, tendo a segurança de que existem 10.000 volts aguardando qualquer suspeito que tentar entrar.

Se você quiser comprar todos os equipamentos e acessórios para realizar a instalação de uma cerca elétrica ou mesmo contratar um profissional para fazê-lo, é só acessar a ConectWi. Temos tudo o que você precisa para a instalação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *