10 dicas para configurar a sua rede Wi-Fi de forma otimizada!

Quando você começa a perceber uma redução significativa na velocidade no sinal sua rede Wi-Fi, com certeza, você começa a ficar incomodado, não é mesmo? Afinal, se você paga a sua internet todo mês é para ter algo satisfatório para usar, você espera que a sua internet dê conta do recado. Mas, não se preocupe, saiba que existem alguns procedimentos que você pode fazer na sua rede Wi-Fi para otimizar o sinal e ter mais velocidade. Pensando nisso, a ConectWi resolveu trazer para você 10 dicas para configurar a sua rede Wi-Fi de forma otimizada. Confira!

  1. A posição do roteador é tudo

Para obter um sinal mais estável, com o desempenho que você espera e uma maior área de cobertura, o ideal é sempre colocar o roteador em um cômodo central da sua casa, longe de paredes e outras obstruções. Nunca instale roteadores em armários fechados, pois isso, com certeza, irá reduzir a intensidade do seu sinal.

  1. A distância entre o seu roteador e os dispositivos também importa

A distância entre seu roteador e seu notebook, seu celular ou sua impressora sem fio pode ser um problema. Se você tem uma casa grande, o sinal do roteador pode não alcançar todas os cômodos da sua casa ou do quintal. A adição de um extensor de alcance Wi-Fi irá amplificar o seu sinal, aumentando a velocidade e estendendo a cobertura para as áreas mais afastadas do roteador.

  1. Atualize a sua rede wireless para tecnologias Wi-Fi recentes

Com o aumento de dispositivos Wi-Fi em casa, já que cada pessoa tem o seu smartphone e alguns ainda tem um notebook e em certos horário estão todos conectados ao mesmo tempo, com certeza, isso irá exigir muito da banda de internet. Se você está enfrentando essa situação e seu roteador está sendo executado nos sistemas Wi-Fi A, B, G ou N, considere atualizar a sua rede para o Wireless AC. Isso resultará em uma enorme diferença no desempenho geral da sua rede Wi-Fi.

  1. Verifique o seu modem e o seu pacote de serviço de internet

Seu modem, provavelmente, veio do seu provedor de serviços de Internet durante a instalação. Se esta instalação do modem ocorreu há muito tempo, pode estar na hora de atualizar.

Se você tem um plano básico de pacote de internet e joga online regularmente ou transmite vídeos ao vivo, provavelmente, precisará atualizar o seu pacote, aumentando a banda. A velocidade que o seu modem pode oferecer também depende de quão boa é a velocidade proveniente do seu modem e/ou do seu plano de internet.

  1. Reduza as possíveis interferências do sinal

É muito importante saber que os aparelhos eletrônicos, como microondas, televisões, assim como o Wi-Fi dos seus vizinhos podem interferir no seu sinal e causar queda e oscilações no sinal. Você pode afastar o roteador desses dispositivos para tentar resolver o problema ou, ainda, você pode alterar o canal e o SSID nas configurações do seu roteador.

  1. Separar os aplicativos para aumentar a largura da banda

O streaming de vídeo e os games online podem consumir quase a totalidade da largura da banda, deixando a intensidade do sinal mais lentas para todos os outros que estiverem conectados na rede. Tente usar a ferramenta priorização de mídia no Linksys Smart Wi-Fi para priorizar os dispositivos que julgar mais importantes..

  1. Otimize as configurações do seu roteador

No melhor cenário, os roteadores Wireless-N seriam emparelhados com os adaptadores Wireless-N e os roteadores Wireless-AC com os adaptadores Wireless-AC. A maioria das residências, no entanto, possui uma mistura de dispositivos G, N e AC conectados à sua rede. Se essa for a sua situação, defina o modo de rede do seu roteador como “Misto”. Se você possui um roteador de banda dupla, basta colocar dispositivos antigos na banda irá otimizar a distribuição do sinal entres os dispositivos

  1. Atualize seu firmware

Quando o firmware está desatualizado isso pode ocasionar um desempenho ruim e instabilidade no sinal. Além disso, os fabricantes de dispositivos enviam atualizações de firmware. E pode acreditar, atualizar o firmware é tão simples quanto atualizar um aplicativo do seu smartphone.

  1. Aumente a sua segurança Wi-Fi

Se alguém está roubando o Wi-Fi da sua rede, isso pode estar causando quedas de conectividade e/ou reduzindo a velocidade do sinal. Além disso, isto pode estar comprometendo as suas informações pessoais. Mesmo se você tiver uma senha, os hackers ainda poderão acessar sua rede. Por isso, sempre é importante usar WEP, WPA ou WPA2 em suas configurações de segurança para manter a privacidade da sua conexão.

  1. Você também pode configurar restauros automáticos

Geralmente, você precisa desconectar ou reiniciar o seu roteador para solucionar problemas com velocidade ou queda de sinais? Se a resposta for sim, coloque seu roteador em um timer de tomada para que ele reinicie automaticamente em um intervalo de tempo que você configurar. Programe isso enquanto estiver fora de casa para fazer as suas atividades conectado mais tranquilamente quando você estiver em casa.

E aí, gostou das nossas dicas para configurar o seu Wi-Fi de forma otimizada? Agora, se você quiser aumentar a banda e expandir a sua cobertura Wi-Fi, você deverá investir em equipamentos de expansão de sinal, como roteadores e repetidores, Access Point ou até mesmo os equipamentos supermodernos da linha Ubiquiti Unifi.

Confira mais postagens em nosso blog para aprender mais sobre os equipamentos e procedimentos que você precisa para otimizar a sua rede wireless!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *