aumente alcance wireles

Aumente seu alcance wireless com o Access Point Wi-Fi!

Se você precisa ampliar o alcance Wi-Fi da sua residência ou da sua empresa, mas seu orçamento está curto para uma configuração complexa com equipamentos mais robustos, a ConectWi tem a solução para você: aumente seu alcance wireless com um segundo Access Point Wi-Fi.

É muito frustrante quando você ultrapassa os limites do alcance de seus roteadores Wi-Fi. Nesse momento, você pode comprar repetidores mais caros, com intervalos maiores ou até mesmo algum tipo de hardware para esse fim específico. Mas, se seu orçamento estiver limitado e você estiver precisando de um pouco mais de alcance para sua rede, poderá implantar esse método testado e comprovado, que requer apenas um segundo roteador Wi-Fi, que será um Access Point e um cabo Ethernet (Cat5).

O roteador e o Access Point não precisam ser os mesmos ou da mesma marca, porém, você precisa ter conhecimento para ser capaz de configurar esses equipamentos. Todo roteador wireless tem um firmware diferente (ou seja, o sistema operacional que executa o hardware tem características específicas), por isso, buscamos manter nossas dicas no âmbito mais geral possível – é tão simples que qualquer um, com o mínimo de conhecimento, conseguirá fazer funcionar. Acompanhe!

Como instalar e configurar o seu Access Point como um segundo roteador?

Presumimos que você tenha uma configuração de roteador sem fio funcionando. Portanto, o primeiro passo é garantir que você tenha em mãos o nome do roteador em funcionamento. Este é o SSID do roteador.

Infelizmente, muitas pessoas não se incomodam em mudar esse nome do padrão, assim, muitos dispositivos acabam ficando com o nome da marca do roteador, como a Linksys. Recomendamos que você efetue o login na página de administração do seu roteador e altere o nome do dispositivo. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:

Passo a passo da configuração:

–  Verifique se o seu computador está conectado à rede Wi-Fi;

–  Abra o seu navegador;

– Aponte seu navegador para o endereço IP do roteador (provavelmente será 192.168.1.1 ou 192.168.1.254). Quando solicitado, digite as credenciais de administrador para o roteador;

– Vá para a seção da página de administração do seu roteador, onde você pode alterar o nome (SSID) do roteador. Dê a este roteador um nome exclusivo para sua localização.

– Salve esta configuração;

– Após salvar, você precisará se reconectar à conexão sem fio com o novo nome;

– Nota: A maioria dos modelos de roteadores tem um nome de usuário / senha padrão configurados para o administrador; você deve mudar se ainda não o fez.

– Verifique a documentação do roteador para obter as credenciais padrão ou faça uma pesquisa no Google por “senha de administrador padrão do ROUTER BRAND MODEL” (ROUTER BRAND é a marca do roteador e MODEL é o número do modelo).

– Verifique se o seu roteador tem uma senha de segurança associada ao SSID. Se você puder fazer login na rede sem fio, sem uma senha, isso deverá mudar. Certifique-se de usar o WPA2 como o tipo de criptografia. Se o seu roteador não tiver uma senha, ela será configurada no mesmo console de administração em que o SSID foi configurado (a senha irá variar, dependendo do roteador que você possui).

– A etapa final no seu primeiro roteador é garantir que o DHCP esteja ativado. DHCP é o serviço que entrega os endereços IP aos dispositivos que se conectam. Por padrão, isso estará ativado.

Depois de configurar o roteador original e conhecer o SSID e a senha de segurança, é hora de conectar o segundo roteador. Antes de conectar os dois roteadores, é necessário fazer login no segundo roteador e configurá-lo.

Para fazer isso, conecte o segundo roteador ao seu computador via cabo Ethernet Cat5 e efetue login no console de administração da mesma maneira que você acessou o primeiro. Quando estiver lá, é isso que você precisa fazer:

– Defina o SSID exatamente como o usado para o primeiro roteador.

– Defina a senha da rede sem fio para corresponder à do primeiro roteador.

– Desligue o DHCP no segundo roteador.

Você está pronto para conectar os roteadores. Para fazer isso, pegue o cabo Cat5 longo (você pode pegar cabos Cat5 de 50 e 100 pés). Veja como a conexão funcionará:

Conectando os dois roteadores:

Primeiro roteador: Conecte a porta da Internet (ou WAN) ao seu modem.

Segundo roteador (Access Point): Conecte uma das outras portas (não a Internet ou a WAN) à mesma porta na parte traseira do primeiro roteador. Se suas portas nos roteadores forem WAN, 1, 2, 3, 4, conecte o primeiro e o segundo roteadores juntos na porta 1.

Com os roteadores conectados via cabo ethernet, você poderá conectar-se a qualquer um deles, usando o mesmo SSID e senha. Se você estiver usando um laptop e se movimentar bastante, pode haver o que chamamos de “espaço morto” lugares em que você poderá ser derrubado e irá precisar de reconectar.

Essa não é uma configuração ideal, mas fornecerá conectividade Wi-Fi nas duas extremidades do cabo Cat5. É uma solução barata para quem precisa ampliar seu alcance do seu Wi-Fi e não possui o know-how ou o orçamento para configurações e equipamentos mais complexas.

E aí, gostou das nossas dicas para aumentar o alcance do seu sinal Wi-Fi? Aqui na  loja online da ConectWi você encontra Access Point e cabos Cat5 para realizar estas dicas em sua residência ou empresa. Para ter ainda mais sugestões sobre redes e conexões de internet, acompanhe o nosso blog e não perca nenhum post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *