Roteador corporativo e roteador doméstico_ entenda as diferenças

Roteador corporativo e roteador doméstico: entenda as diferenças

É fácil pensar que quando se trata de acessar a internet em casa ou na empresa, as semelhanças são grandes. No entanto, existem muitas diferenças entre um roteador corporativo e um roteador doméstico, sobretudo em relação a capacidade do sinal.

Entenda melhor as distinções entre esses dois modelos de roteadores!

Qual a função de um roteador?

Um roteador é um hardware de rede que direciona o tráfego entre diferentes computadores e outros hardwares de rede.

Imagine uma rede de fio simples com quatro computadores. Imaginou? Agora, pergunte-se como esses computadores podem se comunicar uns com os outros.

A maneira mais eficiente é conectá-los a um roteador multiportas ou até mesmo a um roteador simples que, por sua vez, se expande por meio de um switch de rede.

Nesse caso, o aparelho fornece a cada computador um endereço IP e o gateway é usado para enviar pacotes pela rede.

Se a rede estiver conectada à Internet, o roteador também servirá como o gateway para a Internet, passando o tráfego entre as máquinas e uma conexão externa.

Quais as diferenças entre o roteador corporativo e o doméstico?

Uma das principais diferenças, é a quantidade de dispositivos que um roteador de classe empresarial consegue atender, pois são múltiplos dispositivos conectados à internet simultaneamente, ao contrário de uma rede doméstica que tem poucos aparelhos acessando a Web ao mesmo tempo.

Além disso, o corporativo é projetado para ser um equipamento inteligente, que direciona melhor o sinal da rede wireless, com uma cobertura mais longa.

Alguns aparelhos são ainda mais tecnológicos e eficientes, os equipamentos Mikrotik são um exemplo.  É possível configurar os dispositivos que irão utilizar a rede wireless e quais os sites liberados a serem acessados.

Nesse debate de roteador empresarial versus roteador doméstico, o corporativo é construído para manter uma carga de trabalho consistente e mais intensa durante todo o dia, já que incorpora uma tecnologia melhor, desde GPUs mais rápidas e mais RAM, até um sistema operacional completo, que pode ser ajustado às suas operações comerciais específicas.

Outra distinção entre os dois, está nos componentes internos. Os elementos de um roteador Mikrotik são conectados a um software, em que é possível configurar as regras para acesso à sua rede wireless.

Quais as semelhanças entre esses roteadores?

Os roteadores para a casa estão cada vez mais tecnológicos, até mesmo porque usamos a internet para quase tudo: entretenimento, para estudar, para trabalhar e muito mais.

Isso significa que a maioria dos roteadores domésticos de hoje pode acessar as mais recentes designações de Wi-Fi – 802.11ac – que você encontrará nas configurações dos corporativos.

Os domésticos também estão com maior segurança e proteção, capazes de detectarem e interromperem o tráfego intrusivo.

Existem algumas semelhanças, como você pode ver. O que os diferencia, na verdade, é a capacidade.

Preciso de um roteador de classe empresarial ou roteador doméstico?

Para responder essa questão, é preciso que você reflita sobre a sua necessidade, se está adquirindo um roteador para a sua empresa ou para a sua residência.

Se ainda está em dúvida, outra pergunta importante é: você já comparou as especificações dos roteadores que está considerando adquirir?

Se já consultou os componentes internos ou verificou se pode gerenciar o sistema operacional do roteador para uma finalidade específica, invista em um aparelho de nível empresarial.

Mesmo que acabe usando apenas para fins pessoais, é provável que você seja um usuário experiente para fazer o investimento valer a pena.

E se estiver tomando a decisão sentado em sua cadeira do escritório, não pense duas vezes em optar pelo de classe empresarial!

E aí, conseguiu tirar as suas dúvidas sobre os roteadores? Esperamos que esse post possa ter ajudado na escolha de oferecer uma conexão mais robusta tanto para os seus colaboradores, quanto para os seus clientes.No site da ConectWi, temos equipamentos completos para solução Wireless para a sua empresa.

São diversas opções de roteadores para quem precisa de um equipamento básico e para empresas que precisam atender centenas de dispositivos conectados à internet simultaneamente. Acesse agora para conferir tudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *