Cabo de rede

Entenda as diferenças entre os cabos de rede Cat6, Cat5 e Cat5e

Quando falamos em redes cabeadas de internet, há muitas tecnologias a serem consideradas.

É preciso entender as principais diferenças entre os cabos, que são os principais itens para transmitir dados de banda de internet e responsáveis por transferir o raio infravermelho que leva as informações de um ponto a outro em alta velocidade.

Eles são a evolução dos cabos telefônicos de cobre, que possibilitavam a conexão ADSL, na antiga internet discada, no início dos anos 2000.

Atualmente, existem diferentes modalidades de cabos, que são subdivididos em categorias. No post de hoje, vamos falar especificamente sobre as diferenças entre os modelos Cat6, Cat5 e Cat5e e seus benefícios. Acompanhe!

O que é preciso saber sobre os cabos de rede Cat6, Cat5 e Cat5e?

Essa é a denominação dos cabos de rede do tipo coaxial, predominantes no mercado. Ou seja, são dispositivos de alta capacidade para transmissões de dados, ficando atrás apenas da fibra óptica, que é a tecnologia mais moderna.Embora a fibra óptica esteja cada vez mais em alta, os cabos coaxiais ainda são os mais usados, até mesmo porque transmitem uma larga banda de dados em boa velocidade, com poucas interferências no sinal.

As nomenclaturas Cat5, Cat5e e Cat6 estão relacionadas à capacidade do cabo coaxial para transmitir esses dados. Cada categoria consegue transferir um tamanho de banda, é por isso que são subdivididos.

Para entender melhor, vamos explicar as especificações de cada uma delas. Confira!

Cabos de rede anteriores ao Cat5

Apesar de hoje termos a nossa disposição somente os cabos de rede de categoria 5 para cima, é válido lembrar que já existiram versões das categorias anteriores (Cat1, Cat2, Cat3 e Cat4), no entanto, elas estão fora do mercado há algum tempo.

As categorias 1 e 2 eram, na verdade, os cabos utilizados na telefonia fixa, não sendo indicados para as transferências de dados de internet.

Com o passar do tempo, eles foram aprimorados para que a internet pudesse chegar até as residências. Os Cat3 e Cat4 eram usados pelas empresas telefônicas quando estas começaram a oferecer serviço de internet junto com o aparelho.

O modelo Cat3 ainda é escolhido para instalação de telefone fixo, contudo, o Cat4 já não está na lista de cabos fabricados.

Cabos de rede Cat5

Os cabos de rede da categoria 5 são os mais básicos entre os coaxiais comercializados atualmente. Porém, são modelos blindados com capacidade para transmitir uma banda de dados de até 100 megabits por segundo.

Essa não é uma velocidade ideal para redes de internet empresariais, pois oferece até 10 megabytes, uma quantidade razoável para redes domésticas, onde serão conectados poucos dispositivos.

Cabos de rede Cat5e

As versões Cat5e é uma evolução do Cat5. Os cabos de rede Cat5e transmitem em velocidade de até 1 Gigabit, resultando em uma amplitude de até 10 vezes mais em relação ao outro.

Também se trata de um cabo blindado, que tem isolamento à interferências externas, garantindo estabilidade. Os cabos Cat5e são indicados para residências em que há uma exigência maior com a conexão de internet ou para empresas de pequeno e médio porte.

Cabo de rede Cat6

Esses também são blindados, mais evoluídos, robustos e potentes para assegurar conexões rápidas. Os cabos Cat6, assim como os Cat5e, conseguem atingir até 1 Gigabit de velocidade.

Cabo de rede Cat6e

O cabo Cat6 é a opção que oferece mais velocidade entre os tipos coaxiais disponíveis. Com ele, é possível transmitir dados em até 10 Gigabit. É uma alternativa muito viável para redes de internet corporativa, que necessita conectar um número considerável de dispositivos ao mesmo tempo.

Com possibilidade de receber 100 Megabytes de internet, dá para conectar mais de 100 aparelhos simultaneamente.

Tecnologias Superiores

O que existe de superior em relação aos coaxais, são os cabos Cat7 e as redes de fibra óptica. Os de rede Cat7 ainda não chegaram ao Brasil e não são fabricados em massa a nível mundial. Diferentemente da fibra óptica, que já é bastante presente no mercado, mas demanda mais investimento para instalação.

Então, se você precisa de uma rede cabeada, é necessário estruturar seu projeto para definir qual é o cabo mais indicado para a sua situação. Confira os cabos coaxiais e de fibra óptica aqui na ConectWi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *