Conheca os diferentes cabos de fibra optica e suas aplicacoes

Veja os diferentes cabos de fibra óptica e suas aplicações

A fibra óptica está em alta e é o que que há de mais moderno para conexões de internet.

A busca por conexão rápida e estável aumenta a cada dia, sobretudo quando se trata de empresas que operam de modo online, em que não pode ocorrer oscilações ou lentidão.

Por isso, a internet fornecida por meio de fibra óptica se mostra a melhor opção do mercado. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que existem diferentes tipos de cabo.

Hoje, vamos explicar quais são as aplicações para cada modelo de cabo de fibra óptica. Acompanhe nosso post!

Anote os diferentes tipos de cabo de fibra óptica

Conhecer as variações de cabos de fibra óptica te possibilita escolher aquele que mais se adequa a sua situação, ao seu projeto e infraestrutura do cabeamento de rede. Mas, primeiro, vamos explicar o que é a fibra óptica de fato!

Afinal, o que é a fibra óptica?

A fibra óptica é composta por fios opticamente puros, feitos de vidro (tecnicamente de sílica, o SiO2) – tão finos quanto um fio de cabelo – que são dispostos em feixes chamados cabos ópticos.

Esses cabos transmitem informação digital por longas distâncias e em velocidade incrivelmente rápida.  A fibra óptica não tem uso exclusivo para cabeado de redes de internet, sendo também presentes em geração de imagens de exames médicos e nas inspeções de diversas áreas de engenharia mecânica.

Uma fibra óptica é formada de núcleo, interface e capa protetora. O núcleo é um centro de vidro da fibra, super pequeno, a interface é um material óptico externo que envolve esse núcleo e reflete a luz de volta para ele e a capa protetora é um revestimento plástico que preserva a fibra de danos e umidade.

Os principais modelos são as fibras monomodo e multimodo.

O que é fibra óptica monomodo?

O tipo de fibra monomodo transmite luz a laser infravermelha e é mais indicada para cabeamento externo, já que tem a característica de fazer as informações digitais percorrerem longas distâncias.

Por isso, são os cabos que as empresas que oferecem internet por fibra óptica utilizam para levar a conexão da operadora até as firmas e domicílios que a contratam.

A fibra monomodo é composta por apenas um cabo, que permite a propagação de um raio de luz por vez. É daí que vem o seu nome.

Justamente por esse fator, ela tem um funcionamento de reflexão de luz interna, fazendo que o facho de luz corra toda a distância do cabo, ainda que tenham vários pontos e faça curvas. Situação comum, visto que os cabos são distribuídos de forma subterrânea e também pelos postes públicos das cidades.

O que é fibra óptica multimodo?

As fibras multimodo possuem núcleos maiores e produzem luz infravermelha provenientes de diodos, conhecidas popularmente como luz LED.

O cabo multimodo é integrado de diversas fibras ópticas internas, que transmitem vários fachos de luz simultaneamente, fazendo o processo de dispersão modal. É o que limita o tamanho da banda da rede e, por isso, esses cabos são utilizados internamente nas empresas e casas que optam pela fibra óptica.

Eles podem, também, transmitir a luz infravermelha em uma distância de, no máximo, dois quilômetros.

Quais as reais vantagens de utilizar fibra óptica?

A grande de vantagem de usar a fibra óptica é que elas são mais leves, flexíveis e passam as informações digitais em uma velocidade muito maior que os cabos coaxiais (feitos de cobre) – modelos que estão cada vez perdendo espaço no mercado.

Além disso, os cabos de fibra óptica oferecem um sinal estável, já a degradação do sinal é mínima. Afinal, as fibras de sílica tem muito menos impurezas do que o cobre.

A fibra óptica ainda suporta maior número de dispositivos conectados a uma rede de internet ao mesmo tempo.

A tecnologia que elas usam consomem menos energia, por essa razão são mais econômicas e não são inflamáveis.

Os benefícios são enormes! Não é à toa que o mercado está mudando e elas estão substituindo os antigos cabos coaxiais rapidamente. Se há uns anos a fibra óptica era vista como uma opção cara, hoje, ela se mostra bem acessível.

Atualmente, as principais marcas que oferecem essa tecnologia são a Sterlite Tech Conduspar, a Cablena, a Fiberhome e a SUMEC. São marcas de ponta quando se fala em fibra óptica e você as encontra no site da Conect Wi. Leia também o post onde falamos sobre alguns cuidados que para preservar os cabos de redes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *