Patch panel para redes organizado.

Fique por dentro da importância dos patch panels para a sua rede.

A organização de uma empresa, independentemente do tamanho, é fundamental para que tenha um bom funcionamento. Quando falamos em redes cabeadas, a necessidade é ainda mais evidente, considerando como é fácil se confundir entre cabos e mais cabos, os patch panels são ferramentas que auxiliam na organização e viabilidade do trabalho de profissionais de rede e de todos os ambientes dependentes desse mecanismo.

Neste post, você vai entender a importância dos patch panels. Continue a leitura para conferir!

As redes estruturadas, os servidores e os patch panels.

Organizar um ambiente de redes cabeadas é uma tarefa delicada. Pequenos erros podem atrapalhar todo o andamento e comprometer a qualidade do serviço. A preocupação sobre essa organização é tanta, que o Cabeamento Estruturado é um tópico fundamental nos estudos de TI, buscando criar a estrutura mais adequada e organizada para o funcionamento de todos os demais recursos.

O layout ideal é o primeiro passo para uma organização dinâmica e lógica. Uma rede estruturada proporciona diversos benefícios para a empresa, como:

– Oferece uma expansão fácil, já que dispensa novas instalações para aumentar sua rede. A maioria dos patch panels têm uma quantidade considerável de entradas. Tentar promover essa expansão sem tal ferramenta pode comprometer seriamente a estrutura e causar erros graves.

– Diminui a demanda de técnicos, facilita reparos, indicando qual porta apresenta problemas, aumentando inclusive a vida útil de switches, já que o trabalho será feito no painel, minimizando a necessidade de manipular as portas do switch.

– Melhora muito o ambiente físico e visual da empresa, compactando a relação de cabos.

– Por operarem com padrões que não ficam ultrapassados, os patch panels costumam ter uma vida útil extremamente longa.

Serviços de telefonia IP, servidores, provedores de internet, empresas, redes prediais e domésticas, de vigilância, transmissão de sinais como TV e rádio e muitos ambientes são totalmente dependentes dessa estrutura.

Como funcionam os Patch Panels.

Os cabos de distribuição de sinal são os famosos Cabos de Pares Trançados, padrões para a transmissão de diversos tipos de sinais, em variados ramos, como os citados acima.

Para promover uma organização prática ao invés de serem diretamente ligados aos switches, hubs e outros aparelhos, esses cabos são crimpados, isso é, desmembrados e distribuídos de acordo com os padrões marcados no verso do patch panel (o que ajuda muito na determinação da ordem) para que, na parte frontal, sejam acessados de forma prática pelos usuários.

Por exemplo, digamos que um servidor receba e envie diferentes sinais, os cabos são marcados no verso do painel para que na parte frontal o trabalho seja apenas mudar as posições dos patch cords para conectar ou desconectar diferentes usuários. Algo muito parecido com as imagens antigas de telefonistas operando em grandes painéis de cabos.

Patch panel organizado.

Assim, toda a manipulação fica muito mais simples, evitando a necessidade de trabalhar com grandes volumes de cabos, já que todos eles são marcados em portas numeradas, que podem até ser manipuladas digitalmente.

Os diferentes tipos de patch panels e funções extras.

Os padrões de redes de TI estão sempre evoluindo, mas parte da base de sua estrutura é mantida de forma que não torna seus equipamentos ultrapassados. Isso favorece o surgimento de mais tecnologias que ampliam a capacidade das redes de acordo com as novas necessidades.

Por se tratar de um equipamento fundamental na organização de redes, muito presentes em variados ambientes, os patch panels ganham muita atenção por parte dos desenvolvedores.

Hoje, é possível monitorar e automatizar funções de rede com o auxílio dos painéis. Tecnologias como a Watchdog oferecem uma varredura por ping, capazes de apontar e diagnosticar erros que podem ser corrigidos de modo digital, sem que o técnico precise se locomover para corrigir fisicamente alguns dos problemas.

Esse recurso é especialmente importante para redes CFTV de monitoramento por vídeo, os patch panels gerenciáveis, além de facilitar diagnósticos e resolução de problemas, costumam disponibilizar o recurso de PoE. Power over Ethernet é a tecnologia que envia, no mesmo cabo de sinal, a energia necessária para que terminais como câmeras IP, telefones IP e antenas de internet sejam alimentados sem a necessidade de cabos de energia.

Vale a pena ter um patch panel?

Definitivamente, sim! Patch panels serão fundamentais mais cedo ou mais tarde na medida em que sua rede aumenta, e a tendência certamente é que você queira aumentá-la!

É possível encontrar patch panels compactos, de 6, 12, 24, 48 portas muito acessíveis. Marcas como Furukawa e Volt trabalham para oferecer equipamentos a diferentes demandas.

Os Patch Panels PoE facilitam a alimentação de terminais e, em casos como os de telefonia IP e circuitos fechados de vídeo, uma hora serão necessários para manter o controle e a economia.

É muito difícil conceber um rack de rede estruturada sem a presença de um bom patch panel para coordená-la. Com a possibilidade de controle remoto, ainda diminui gastos e aumenta a confiabilidade na supervisão. Cada vez mais os patch panels gerenciáveis serão produtos de primeira necessidade.

Com eles, é muito mais fácil promover testes, fazer mudanças e reparos em redes sem um grande número de funcionários, o que acresce a economia por todas as partes envolvidas, além de facilitar o trabalho dos técnicos e dar mais autonomia aos proprietários.

Quanto mais cedo você se organizar, menor será seu trabalho na expansão, na identificação e resolução de problemas. Um patch panel é indispensável em qualquer rede que tenha uma boa organização e efetividade como princípio. Com certeza seu investimento se pagará em pouco tempo com a praticidade oferecida.

Na ConectWi você encontra uma grande variedade de patch panels para atender as suas demandas com as melhores condições!

Para acompanhar outros artigos como esse, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão. Mantenha-se sempre informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *