Conheças os Routerboard Mikrotik e Router OS.

Você já conhece os Routerboards Mikrotik e o RouterOS?

O acesso à internet está cada vez mais diversificado e mudando em uma velocidade impressionante. E ficar para trás pode ter grandes implicações no rendimento empresarial!

Pensando em soluções que facilitem o dia a dia dos profissionais e usuários domésticos, a Mikrotik vem desenvolvendo, há quase 3 décadas, sua linha RouterBoard de roteadores e switches, junto com o sistema RouterOS, para oferecer um conjunto completo e dinâmico de recursos para os mais variados ramos. E a forma como a empresa tem ampliado suas linhas é uma clara evidência do sucesso de seu empreendimento.

A Mikrotik e o RouterOS.

Fundada em 1995, na Letônia, a Mikrotik se desenvolveu para atender ao crescente mercado de redes virtuais que tomava forma ao redor do mundo para atender ao setor empresarial e estatal. Com poucos anos de sua inauguração, a marca lançou sua primeira versão do sistema operacional RouterOS.

O RouterOS atende a diversas demandas das categorias de redes. Desde o início, ele já apresentava recursos fundamentais, capazes de transformar um PC modesto, com plataforma x86, em um potente provedor, disponibilizando serviços como:

– VPN.
– Proxy.
– HotSpots.
– Controle de banda.
– Controle de protocolo QoS.
– Filtro para aplicações P2P.
– Firewall Statefull e Tunnels.
– STP Bridging com filtros.
– Segurança WEP/WPA.
– Protocolos de roteamento RIP, OSPF e BGP.
– Acesso remoto de diversas ferramentas compatíveis.
– Métodos variados para configuração (CLI, GUI, WEB, Dude).
– Controle de velocidade, fluxo, hierarquia, queues.
– Linguagem avançada de scripts.
– Concentrador PPPoE, PPtP, IPSeC, L2TP.
– Ferramentas como Watchdog, Bandwidth Test, Torch.

Mesmo dentro de suas limitações e com recursos que ainda estão em desenvolvimento, o RouterOS trabalha em compatibilidade com os melhores sistemas de gerenciamento de clientes e demais dados.

Ele é altamente intuitivo e amigável para usuários menos experientes, suas licenças básicas, que acompanham seus produtos, possuem tudo o que consumidor precisa para começar a configurar sua rede, fazer transmissões, compartilhar sinais, organizar o ambiente virtual, linhas defensivas, promover testes, criar um provedor, enfim.

No nível doméstico e microempresarial, as licenças padrões já são capazes de fornecer praticamente todos os instrumentos necessários para uma variedade de aplicações.

Com as licenças Mikrotik Level 4 e Level 5, é possível promover uma grande expansão, o suficiente para atender a centenas de clientes e/ou criar pontos de acesso e desfrutar de protocolos mais sofisticados.

Não é à toa que o sistema é o mais recomendado para iniciantes estudarem e faz parte de um número esmagador de provedores e redes profissionais no mundo inteiro. O RouterOS é um sistema completo e eficiente!

A linha RouterBOARD.

Para incorporar toda a tecnologia e sucesso do RouterOS, a Mikrotik não poderia deixar de desenvolver sua própria linha de hardwares com licença embutida, o que, por um lado, facilita e torna ainda mais acessível o sistema para usuários domésticos e iniciantes e, por outro, a vantagem de sua marca sobre a concorrência, que se tornou sinônimo desse tipo de operações.

Com isso, os produtos da linha RouterBOARD ficaram muito mais acessíveis, com preços extremamente competitivos, grande notoriedade e uma série de profissionais especializados gabaritados em todas as regiões.
Entre as principais séries, vale a pena citar:

– Série Mikrotik rb750

Podemos dizer que a rb750 é sua linha de frente, com produtos mais standard, mas que já apresentam uma variedade de recursos. Os roteadores dessa linha dispõem de 650 até 880 MHz, 5 portas Ethernet, portas USB, alimentam artigos PoE e têm capacidade de atender ambientes SOHO com acesso à internet, VoIP, CFTV, criar redes, distribuir ou receber sinais de antena, fazer transmissões e proteger seu ambiente virtualizado.

Entre seus destaques estão os modelos: RB750GR3 hEX, RB750UPR2 e RB750R2 LITE.

– Séries Mikrotik rb941, rb951, rb952 e rb960

Agregando todos os recursos da linha rb750, essas quatro séries têm muitos incrementos importantes para pequenas redes empresariais, provedores e redes domésticas. O rb941, que é uma versão “Lite”, permite o acesso rápido sem senha nem burocracias, funcionando como um pequeno acess point.

As linhas rb951 e rb952 contam com configurações para serem usadas como AP. Possuem um processamento muito superior (em algumas versões, quase o dobro das anteriores) e capacidade de suportar conexões Gigabit, como a versão rb960.

Vale a pena mencionar os produtos: hAP LITE 941, RB951G, RB951UI, RB952UI e RB960PGS

– Séries Mikrotik rb2011 e rb3011

Se a linha rb960 tinha uma porta Gigabit, a rb2011 tem 5, mais 5 portas Ethernet e 2 antenas omnidirecionais externas, operando em duas bandas, com entrada SFP, USB e um display em LCD para monitoramento e configurações básicas.

O rb3011 traz, basicamente, o dobro das configurações do primeiro, com portas SFP extras, USB 3.0 (para receber modems 3 e 4G), 1.4GHz, arquitetura ARM e ambos possuem licença especial.

Mikrotik rb2011UIAS, rb3011UIAS.

– Série CCR (Cloud Core Router) e CRS

Dando um grande salto nas configurações… Os CCR e CRS são produzidos para ambientes profissionais e até 10 vezes mais potentes, com arquitetura TILE, portas conectadas diretamente à CPU de múltiplos núcleos de 1.2GHz cada, 128 MB até 16GBs de memória RAM, entradas para USB 3.0 e MicroSD, painel de LCD touch colorido para monitoramento, duas fontes HotSwap, capacidade de transmissão de milhões de pacotes por segundo, entradas para Gigabit & Ethernet e conectores para fibra óptica, tudo em um painel bem produzido e refrigerado.

Essa série é a obra prima da Mikrotik, preparada para trabalhar com todos os recursos disponíveis no RouterOS, que também tem a alternativa com Switch integrado. O CSR, atende à níveis profissionais de redes, grandes hotspots, ambientes comerciais e industriais e grandes provedores.

São linhas muito diversificadas, variando na capacidade de processamento, número de portas e outras conveniências práticas.
O destaques vai para os modelos: CRS112, CRS125, CRS212, CCR1072, CCR 1016, CCR1036 e CCR1009.

Vale a pena adquirir produtos Mikrotik?

Definitivamente! Uma breve consulta a qualquer especialista ou fóruns especializados basta para constatar a força da marca e a qualidade afirmada por seus consumidores.

A mikrotik oferece mais que um sistema operacional completo e uma linha variada de roteadores e switches, ela oferece antenas direcionais, setoriais e bridges, adaptadores e placas de rede para que você possa consumir todos os produtos da mesma marca com conectividade e suporte plenos, o que é muito interessante para aqueles que trabalham com RouterOS!

Na ConectWi você encontra todas as séries e artigos Mikrotik com as melhores condições.

Para continuar acompanhando as opções para o mundo das redes, produtos, soluções e reviews, assine nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão!

Veja também: RouterBoard Mikrotik a melhor opção para seu provedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *