Qual a diferença da internet cabeada e a fibra óptica

Qual a melhor a internet fibra óptica ou cabeada?

Está em dúvida na hora de escolher o tipo de internet para sua casa ou empresa ?

É comum que as pessoas se perguntem qual escolher: internet fibra óptica ou internet cabeada? Embora existam vários tipos de conexão, a grande massa utiliza uma das duas opções – mas não sabe diferenciar qual delas é mais efetiva.

No texto de hoje, vamos falar sobre as diferenças entre a fibra e o cabo –mostrando as vantagens de cada uma! Confira!

Internet fibra óptica ou cabeada – Vantagens da fibra óptica.

Com certeza, você já ouviu falar deste tipo de internet, mas você sabe o que é a internet de fibra óptica?

A internet Fibra Ótica é uma das conexões de internet mais rápidas e constantes que existe hoje. Este tipo de internet é transmitido por meio de cabos de fibra óptica, ao contrário das conexões da ADSL e Cabo Coaxial, onde o sinal é transmitido por pulsos de luz e não elétricos.

Estes cabos de fibra são constituídos por fios de vidro ou plástico incrivelmente finos conhecidos como fibras óticas. Só para você ter noção, um fio de fibra óptica tem menos de um décimo de espessura de um fio de cabelo humano.

Mas, quais são as vantagens em optar pela internet via fibra ótica?

  • Qualidade de conexão: A principal vantagem em utilizar esse tipo de internet é a qualidade da conexão. Isso por que a fibra óptica é muito mais veloz e constante se comparada ao cabo coaxial, por isso dificilmente a internet via fibra óptica sofrerá com oscilações no sinal ou terá a velocidade reduzida por conta de algum horário específico.
  • Velocidade: Outra vantagem da internet fibra é a velocidade de upload, que é muito mais veloz se comparada aos outros tipos de internet, sendo tão rápida quanto a velocidade de download. Como a comunicação é feita por pulsos de luz, a fibra óptica não sofre com interferências de campos magnéticos ou da rede de eletricidade, por exemplo, por isso deste tipo de internet se destacar em velocidade e constância no sinal.

Uma desvantagem da fibra óptica é que ela ainda não está presente em todas as localidades pelo Brasil, uma vez que a implementação de sua estrutura ainda é um pouco complexa.

Internet de fibra óptica ou cabeada – Vantagens do cabeamento.

Já na internet via cabo é utilizado o cabo coaxial para fazer a transferência dedados. Se trata do cabo analógico tradicionalmente usado para transmitir TV acabo e também muito similar aos cabos de telefone.

Este tipo de conexão é mais indicado quando você assina TV a cabo e internet de uma mesma operadora, onde a transmissão dos canais de TV usa apenas uma pequena fração da largura de banda disponível de um cabo coaxial típico, deixando o espaço suficiente para o sinal da internet.

Agora, é importante ressaltar que, se por um lado, os sinais de televisão se realizam por uma conexão unidirecional, ou seja, da sua operadora para a sua televisão. Por outro lado, a conexão de internet necessita que a transmissão de dados seja feita em duas direções: upload e download.

Muitos cabos coaxiais tradicionais agora estão sendo conectados a cabos de fibra óptica, aumentando dramaticamente a largura de banda para atender a demanda de velocidades maiores pelos usuários.

A principal vantagem da internet via cabo é a velocidade de download que é muito alta, além de ter uma boa velocidade de upload também.

Embora não seja necessário adquirir um pacote de TV a cabo para obter a internet a cabo, pode ser uma vantagem adquirir o pacote de internet e TV por assinatura juntos, pois é possível se obter descontos que valem a pena.

Como desvantagens desse tipo de internet é que a velocidade da sua do seu sinal depende diretamente do tamanho do cabo utilizado para a sua instalação. Portanto, a sua banda pode ser reduzida devido ao volume de computadores conectadas na sua vizinhança, ou seja, em horário de picos a velocidade de conexão pode reduzir consideravelmente para todos que estiverem conectados.

E mais, neste tipo de conexão, a comunicação é realizada por meio de “pulsos elétricos” que podem ser afetados por campos magnéticos, eletricidade, entre outros fatores, diminuindo bastante a qualidade do sinal.

Custo-benefício.

Quando analisamos os custos entre esses tipos de internet, a fibra ótica tem um valor mais elevados que as demais tecnologias. No entanto, não pode negar que ela é que tem o melhor custo-benefício, principalmente para uma utilização empresarial ou comercial, pelo ganho de tempo nas operações de trabalho, pela velocidade e qualidade do sinal.

Agora se você pretende contratar também uma TV a cabo, é indicado avaliar os preços de pacotes de TV e internet, para ver o que vale mais a pena.

Aqui o importante é avaliar a sua necessidade e qual qualidade de internet você necessita. Nós, da Conect Wi, estamos sempre dispostos a sanar as suas dúvidas sobre o que você necessitar quando se trata de conexões de qualidade. Fique à vontade e entre em contato com a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *