Internet via fibra óptica

Internet via Fibra Óptica

Saiba como funciona a internet via fibra óptica.

 

Como certeza você já ouviu falar da internet de fibra óptica, não é mesmo? Mas será que você sabe como ela funciona? Ela é melhor, mais rápida, mais eficiente? Para tirar todas essas dúvidas, preparamos esse post com algumas informações relevantes sobre o assunto. Confira!

O que é a fibra óptica? E por que usar?

A fibra óptica é um tipo de cabo composto por um núcleo de filamento de vidro, que é revestido por um material que isola as ondas eletromagnéticas.

Assim, a sua rede não sofre interferências de ondas eletromagnéticas de outras redes, justamente por ser de fibra óptica, se tornando um excelente recurso para os meios de comunicação atualmente.

Dessa forma, a fibra óptica é uma tecnologia que permite alta performance para conexões de internet. E esse é o motivo pelo qual essa tecnologia está invadindo o mercado!

Optar por utilizar a fibra óptica é estar escolhendo o que há de mais inovador em conexões de internet atualmente, isso porque a conexão se torna mais rápida e estável se comparada às redes de cabos telefônicos.

Comparação cabos de internet

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem em utilizar a fibra óptica é que essa tecnologia possibilita a transferência de um volume de dados muito maior. Os cabos de fibra óptica, com diâmetro na casa dos microns, podem transmitir até 2,5 milhões de chamadas telefônicas.

Para efeito de comparação, para um fio de cobre convencional conseguir transmitir um volume de dados próximo a esse seria necessário ter um diâmetro de seis metros, além do fato que consumiria uma quantidade absurda de energia para isso.

Além disso, utilizar a fibra óptica traz a vantagem de sua conexão não sofrer com interferências, colaborando para fornecer uma internet muito mais rápida.

Como desvantagem podemos citar o custo desse tipo de tecnologia, que pode ser mais elevado se compararmos aos tipos de internet via cabo ou rádio. Mas, devemos compreender que a fibra óptica é um ótimo investimento para sua empresa ou residência.

Diferenca cabos fibra óptica multimodo monomodo

Tipos de fibra óptica:

Quando pensamos nos tipos de fibras ópticas são dois os principais: Fibras Multimodo e Monomodo.

Fibras Multimodo

 A principal característica desse tipo de fibra é a possibilidade de se emitir vários raios (modos) simultaneamente pelo cabo. A existência de vários modos de propagação gera a chamada dispersão modal, o que limita a largura de banda. É válido entender que há dois tipos de fibras multimodo:

  • Step index: Nestse cabo o índice de refracção do centro do cabo (core) é uniforme. A luz irradia-se refletindo na diferença do índice de refracção entre o núcleo (n1) e a bainha (n2).
  • Graded index: Já nesse tipo de cabo, o índice de refracção do núcleo decresce constantemente do centro para a periferia. Assim os raios estão continuamente a ser deflectidos para o centro da fibra, reduzindo as diferenças nos comprimentos dos circuitos. Essas fibras chegam a ter uma largura de banda de até 10 vezes maior que a largura permitida pelas fibras step index.

Fibras ópticas multímodo normalmente são utilizadas em cabeamentos primários inter e intra edifícios. Quando comparamos com um cabo do tipo monomodo, a principal diferença é o núcleo do cabo multímodo é maior. Porém o seu alcance é menor (em torno de 2 quilômetros para cabeamentos estruturados), sendo normalmente usada em aplicações com recursos menores e de curtas distâncias.

Os cabos multímodo são capazes de transmitir dados de fontes múltiplas. Isso facilita o seu uso em redes internas, como as intranets, por exemplo, onde várias estações fazem a troca de pacotes simultaneamente.

Fibras Monomodo

Já as fibras monomodo têm o núcleo muito menor que os cabos multímodo. Essas fibras só permitem que um único raio (modo) seja emitido por vez. Desse modo, é possível solucionar o problema das diferenças de comprimento dos circuitos, já que esse tipo de fibra alcança uma largura de banda elevada (100 a 1000 vezes com step index).

É encontrada facilmente em aplicações que operem comunicações de longa distância. O custo para esse tipo de cabeamento pode ser mais elevado, devido ao fato de que se trata de um método de construção e manuseio complexo.

Apesar de enviar de apenas um raio de luz, os cabos monomodos alcançam vários quilômetros sem grandes oscilações de sinal. Além disso, o seu comprimento de onda (comumente entre 1.310 e 1.550nm) facilita a transmissão de volume de dados muito maior.

E então, qual tipo de cabeamento escolher?

 Para responder a essa questão, é importante avaliar a infraestrutura e as necessidades da sua empresa. De modo geral, optar por uma rede baseada em fibras monomodo pode atender muito bem às necessidades do negócio, já que esse tipo de cabeamento é relativamente fácil de ser instalado, além de oferecer uma taxa de transmissão superior a padrões como o cabo de fibra óptica multímodo, cabo coaxial e o ethernet.

Além disso, quando a empresa necessita manter uma comunicação privada de longas distâncias e com um alto controle da infraestrutura, o uso de fibras monomodos é o mais indicado. Esse tipo de fibra é o mais eficiente para comunicações de longa distância com velocidade satisfatória, estabilidade e sem interferências de ondas eletromagnéticas.

Independente do tipo de cabeamento escolhido, a fibra óptica é sempre considerada uma escolha estratégica, pois com a realidade do avanço da tecnologia e a das exigências de mercado, os dispositivos móveis estão reformulando a forma de trabalhar com os avanços digitais.

Desse modo, é preciso construir redes de alta capacidade para se preparar para os desafios futuros, mantendo-se ativo, pensando sempre em reduzir custos operacionais e otimizar os processos de trabalho.

E então, a sua internet já é de fibra óptica? Caso ainda não seja, entre em contato com a nossa equipe que teremos o maior prazer em te esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tipo de internet.

 

tecnologia olt gpon

Você Conhece a Tecnologia OLT GPON?  

GPON é a sigla para Gigabit Passive Optical Network, que traduzido para a Língua Portuguesa, significa Rede Óptica passiva Gigabit. Essa […]

Qual a diferença da internet cabeada e a fibra óptica

Qual a melhor a internet fibra óptica ou cabeada?

É comum que as pessoas se perguntem qual escolher: internet fibra óptica ou cabeada? Embora existam vários tipos de conexão, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *