Saiba o que é wireless e como ele funciona!

O que é rede wireless

Saiba o que é e como funciona uma rede wireless!

Com certeza você utiliza o famoso Wireless, já que hoje em dia dependemos da internet para tudo – seja para trabalhar, para estudar ou mesmo para estabelecer contato com seus familiares e amigos. Pode ser que você não conheça exatamente por essa denominação, mas já deve ter ouvido falar do famoso Wi-fi, não é mesmo? Então, o Wi-fi é apenas um tipo de conexão Wireless – porém não é o único.

Mas, você parou para pensar em o que é e como funciona uma Rede Wireless? No texto de hoje, nós vamos te explicar. Confira!

O que é Wireless?

Wireless é um termo em inglês que foi incorporado ao nosso cotidiano sem ser traduzido, mas que significa: “sem fio”. Isso é, se trata de toda conexão que é efetuada por emissão de sinais, ou seja, sem que haja a necessidade de utilizar fios para esse fim.

Alguns exemplos que podemos citar aqui são: O controle remoto, os Walkie-Talks, a tecnologia usada pelas torres de operadoras de celulares, os satélites, o Wi-fi, o Bluetooth, etc. Ou seja, qualquer tipo de conexão que interligue dois dispositivos, seja em longas ou curtas distâncias, sem que haja uma conexão física.

E quando pensamos em internet, devemos ter ciência de que ela é a tendência do futuro. Hoje, a maioria das pessoas utilizam o Wi-fi para conectar os seus dispositivos à internet – isso porque ele permite que vários usuários utilizem a internet ao mesmo tempo.

É importante saber também que o Wireless possui algumas classificações diferentes:

  • WPAN – Wireless Personal Area Network: São as redes pessoais e de curta distância, ou seja, são as conexões Wi-fi disponibilizadas em ambientes residenciais.
  • WLAN – Wireless Local Area Network: Tratam-se de redes locais que atendem a ambientes empresariais, ou seja, oferecem uma cobertura um pouco maior e tem uma finalidade diferente.
  • WMAN – Wireless Metropolitan Area Network: São as redes wireless metropolitanas. São aquelas capazes de atender cidades ou regiões bem maiores. Atualmente, as maiores operadoras de telefonia e internet oferecem estes tipos de serviços.
  • WWAN – Wireless Wide Area Network: Essas redes são ainda mais potentes, já que são redes geograficamente distribuídas para atender locais que estão longe dos centros urbanos. É uma rede muito utilizada em zonas rurais.

Como funciona?

O funcionamento de uma rede wireless pode ser facilmente explicado: Para efetuar a emissão do sinal, utiliza-se um dispositivo chamado de Access Point. Este dispositivo transforma os dados de determinada rede em ondas de rádio e as transmite através de antenas.

É preciso entender também o conceito de aplicações: Há dois tipos de aplicações, as indoors e as outdoors. Quando a conexão é realizada entre dois ambientes distintos, essa comunicação é realizada por uma aplicação outdoor. Já a aplicação indoor, ocorre quando a conexão for realizada dentro de um mesmo ambiente.

As redes sem fio do tipo WAN ou WWAN (Wireless Wide Area Network), que são as redes que efetuam a cobertura de grandes áreas, tiveram seu princípio de desenvolvimento para a comunicação de voz, com o avanço da telefonia móvel, e então, foram desenvolvidas e adaptadas para efetuar também a transferência de dados.

Quais os dispositivos necessários para instalação de uma rede wireless?

Existem um dispositivo indispensável à instalação de uma rede Wireless: Um roteador wireless ou um modem que suporte à instalação de uma rede sem fio.

Esses dispositivos, normalmente, têm a características em comum de possuírem antenas que efetuarão a propagação do sinal da internet de forma mais efetiva. Além disso, você ainda necessita ter acesso à uma conexão banda larga que operem com tecnologias como cabo ou ADSL.

Realizando esse procedimento, é válido ressaltar que a sua conexão com a internet, que antes chegava até o seu computador ou servidor, passa a se conectar com o roteador wireless, que efetua a distribuição da conexão por todo o ambiente.

É valido ressaltar também que se você tem um computador desktop que não possui tecnologia Wi-Fi, é necessário o uso de adaptadores adicionais que realizam a conexão do seu PC dessa forma. Os mais comuns são os adaptadores USB e vem com um CD de instalação para configuração e instalação dos drivers.

Confira em nossa loja os melhores roteadores e modens Wi-fi!

 

tipos de antena

Você conhece os diferentes tipos de antena?

Somos dependentes da tecnologia para praticamente tudo. Atualmente, todos os âmbitos da nossa vida estão afetados pelas conexões: seja para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *