Você conhece os diferentes tipos de antena?

tipos de antena

Somos dependentes da tecnologia para praticamente tudo. Atualmente, todos os âmbitos da nossa vida estão afetados pelas conexões: seja para trabalhar, para estudar, ou mesmo para diversos tipos de atividades que necessitamos realizar durante o nosso dia.

Isso por que dependemos de realizar ligações, utilizar as ferramentas dependentes da internet, principalmente quando estamos consideramos atividades comerciais e empresarias.

Muitas vezes não dependemos apenas de estarmos conectados, mas também temos a necessidade de conexões de qualidade. Ainda mais quando o ramo de atividades da empresa necessita atender um grande fluxo de clientes diariamente, nesse caso, uma conexão de qualidade é fundamental.

Neste sentido, percebemos que poucas vezes paramos para pensar como somos dependentes das antenas para efetuar as nossas atividades com qualidade. Mas afinal, você sabe quais são os diferentes tipos de antenas disponíveis no mercado? E quais são os benefícios trazidos pelas mesmas?

 

Tecnologias das Antenas

As antenas têm por objetivo transformar energia eletromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada, de forma que a energia chegue ao seu destino igual se originou no inicio. O que faz das antenas instrumentos fundamentais em qualquer tipo de comunicação por radiofrequência.

Apesar das antenas utilizarem o mesmo princípio tecnológico desde que foram criadas até hoje, foram sendo constantemente otimizadas e evoluídas, para atender as demandas que surgiram como o avanço tecnológico.

A característica mais importante de uma antena é a frequência, por isso que as frequências dos equipamentos são medidas com precisão para verificar a qualidade dos mesmos.

Se inicialmente as antenas foram projetadas atender as demandas de rádio e televisão, hoje em dia elas são fortemente utilizadas no mercado da internet. A internet por radiofrequência, por exemplo, é um tipo de rede muito utilizado atualmente, até mesmo pelo ótimo custo-benefício que ela oferece.

 

Antena Omnidirecional

As antenas omnidirecionais são tipos de antenas que emitem seu sinal em um ângulo de 360º. Isso significa que esse tipo de antena tem a vantagem de enviar o seu sinal em várias direções.

Esses tipos de antenas são muito utilizados em locais altos para a recepção de sinal de diversos pontos em um bairro, por exemplo. Bem como para utilização de um roteador no centro de uma sala ou ambiente para captar e enviar o sinal para equipamentos localizados em diferentes pontos do ambiente, em todas as direções.

Contudo, para que isso seja possível, é necessário entender como funciona o direcionamento do sinal desse tipo de antena. Então, quanto maior a potência da antena, maior será o seu alcance na horizontal e menor na vertical. Neste sentido, é preciso analisar onde esse tipo de antenas será instalado. Se uma antena omnidirecional for instalada em um prédio, por exemplo, precisará ser de grande potência para atender uma grande área de cobertura.

 

Antena Painel Setorial 90º

As antenas setoriais enviam a frequência do seu sinal em um ângulo de 90º, por isso essas antenas trabalham com um ganho de 12 a 17 dbi. Esse tipo enfraquece moderadamente os ruídos vindos de trás, e os ruídos laterais são praticamente inexistentes, o que resulta em uma qualidade de sinal excelente.

Nas antenas de painel, essa diferença de ganho pode ser pequena. Contudo a escolha de uma antena de 17 dbi pode resultar em um ganho de potencial de transmissão três vezes maior que uma de 12 dbi, por exemplo.

Antena Setorial Patch

As antenas do tipo Setorial Patch são quadradas com uma folha de metal em seu interior. Essas antenas operam com um ângulo de cobertura mais aberto do que as antenas setoriais comuns, contudo, em contrapartida, oferecem menos potência.

As antenas Roud Patch têm o mesmo princípio de funcionamento das Setoriais Patch, com a diferença de apresentarem formatos redondos e seu sinal irradiado, proporcionalmente, em seu raio de ação.

As antenas conhecidas como Yagi  apresentam a capacidade de cobrir pequenas áreas, com um maior ganho de potência. O que as tornam uma ótima opção para oferecer cobertura a áreas específicas, que ficam distantes do Access Point. Outra usabilidade desse tipo de antena é realizar a interligação de duas redes distintas, uma vez que essas antenas são capazes de interligar pontos de até 25 km, desde que o campo não possua barreiras de interferências e as antenas estejam alinhadas umas com as outras.

 

Antena Direcional

Utilizadas para cobrir áreas bastante restritas, a antena direcional é útil para fazer link ponto a ponto. Esse tipo de antena tem a vantagem de enviar e receber ondas eletromagnéticas de forma bastante eficiente. Elas trabalham com uma direção específica, já que o seu ângulo de radiação é menor, fazendo com que o sinal seja emitido em apenas uma direção. Porém, isso não reduz a sua grande capacidade de potência sem interferências e com pouca perda de sinal.

Existem dois tipos de antena direcional: as de grade, que tem a vantagem de serem muito leves; de baixo custo, porém sua desvantagem é a baixa resistência a ventos; já as antenas parabólicas de disco têm a vantagem de ser mais potente em longas distâncias.

 

Antenas para Internet

As antenas utilizadas para a transmissão de internet, em sua maioria, são desenvolvidas em formatos retangulares. Elas têm a face frontal apontada para a direção que possui um maior número de receptores, para obtenção de uma melhor qualidade de sinal.

As antenas voltadas para transmissão de sinal de internet via rádio utilizam uma antena receptora em um formato côncavo. Essa antena receptora é feita de grades metálicas, com um guia direcional no centro dela. Ainda pode ser uma caixa similar a antena transmissora, porém reduzida em tamanho.  Então, a receptora deverá estar apontada sempre na direção da antena transmissora, para que se tenha uma melhor qualidade de sinal.  Geralmente, essas antenas emitem sinais dentro da radiofrequência em torno de 5 GHz.

Os tipos de conexão 3G e 4G são outra modalidade de internet que necessitam de antenas, uma vez que são responsáveis por emitir sinais para dispositivos móveis. Tanto o sinal 3G quanto o 4G são transmitidos pela mesma torre de sinal, o que difere entre as sua é a tecnologia empregada. A 4G é uma tecnologia mais rápida e estável que a 3G e não é necessária uma antena para receber esse sinal, a menos que o local que se pretende receber o sinal esteja muito distante da torre Então, se faz necessário utilizar as antenas Yagi, visto que estas recebem sinal de radiofrequência.

 

Esses são os principais tipos de antenas disponíveis no mercado. E você, já sabe qual a melhor para atender a sua necessidade? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Diferença entre roteador e repetidor

A utilização da internet é uma realidade muito comum nos dias atuais e um dos primeiros passos para instalá-la é […]

O que é rede wireless

Saiba o que é wireless e como ele funciona!

Saiba o que é e como funciona uma rede wireless! Com certeza você utiliza o famoso Wireless, já que hoje […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *