Entenda um pouco mais sobre a tecnologia Mikrotik

tecnologia Mikrotik

Atualmente, a MikroTik, internacionalmente conhecida, trabalha na construção de equipamentos hardwares e também em softwares para conectividade à Internet em redes de computadores. Hoje, tal tecnologia está presente em quase todos os países.

No ano de 1997, a tecnologia de sistemas completos de roteamento permitiu a criação o sistema RouterOS. Trata-se de um software que fornece estabilidade, controles e flexibilidade para todos os tipos de interfaces de dados e roteamento.

Em 2002, a MikroTik investiu na fabricação do seu próprio hardware, sob a marca RouterBOARD. Hoje, a empresa possui revendedores em todas as partes do mundo, bem como clientes de todos os lugares do mundo.

Sistema RouterOS

O RouterOS é o sistema operacional da RouterBOARD. Esse software tem possibilidade de ser instalado em equipamentos RouterBOARD ou, ainda, em um computador comum. Feito isso, os equipamentos passam a funcionar como um poderoso roteador, com todas as funções necessárias para: Roteamento, Wireless, Gerência de Banda, Firewall, Servidor de VPN, Gateway de HotSpot, Enlace Ponto-a-ponto, entre outros.

O RouterOS é baseado no sistema operacional Linux, entretanto, as configurações do sistema podem ser feitas via Web ou Winbox, caso haja a necessidade de compatibilizar com o Windows ou Linux com Wine.

 

RouterBOARD

Os RouterBOARDs são uma série de produtos que utilizam a tecnologia MikroTik. Sendo assim, são compatíveis com o sistema RouterOS. Trata-se de equipamentos de rádio ou roteadores compactos com capacidade de montar links Wireless com alta intensidade de tráfego, inclusive utilizando duas antenas e uma configuração especial chamada Nstreme. Além disso, é equipada com ferramentas de análise e monitoramento, dentre elas a execução de scripts.

 

Placas RouterBOARD

As placas RouterBOARDs são placas que utilizam a tecnologia MikroTic, que funcionam como poderosos Access Point/Roteadores. As placas RouterBOARDs foram desenvolvidas com a intenção de apresentar maior eficiência, com incrível capacidade de processamento e memória. Assim, acabaram ganhando destaque no segmento de Access Point de uma interface Wireless.

O sistema avançado dessas placas garante maior desempenho em aplicações de distribuição de sinal para provedores de acesso, como Hotspots públicos, Enlaces de alto desempenho. Ainda funcionam como um potente dispositivo de rede Wireless.

Essas placas possuem recursos avançados de Roteamento, Firewall, Gestão de controle de acesso, Controle de Banda, Balanceamento de Link. Além disso, possuem ainda aplicações de servidor de DHCP, Gateway, DNS, Hotspot, Ponto de Acesso, Bridge, entre outras.

A placa RB411AH, por exemplo, tem o intuito de operar em baixo custo, uma vez que utiliza processadores inferiores. O que possibilita maior desempenho em análise e processamento de pacotes por segundo, obtendo assim maiores taxas de transferência e tráfego.

Ou seja, essa placa Routerboard é muito indicada para quem deseja iniciar um provedor de acesso à internet com baixo custo e alto desempenho, já que suas características de processamento e memória superam as linhas de Access Point/Roteadores mais comuns no mercado.

Com a RB411AH, é possível se conectar a um AP remoto e tem disponível sinal de internet em sua área local, com ao mesmo tempo. Essa placa é similar aos dispositivos da série RB411, significando que você pode montá-lo em qualquer gabinete externo suportado. Além do que, a atualização para esse modelo leva apenas alguns minutos.

Já placa RB450, por exemplo, funciona como um roteador Ethernet de cinco portas. Ela comporta serial e tomada de energia para aplicações OEM. Esse equipamento possui, ainda, um chip de comutação. Ou seja, há cinco portas que podem ser combinadas para funcionar como uma velocidade crescente de comunicação de porta a porta. A série RB450 foi projetada para funcionar perfeitamente como roteador com fio para instalações em que as interfaces sem fio não se fazem necessárias. Assim, a RB450 é uma placa miniROUTER ideal para instalações cabeadas, em locais em que a interface Wireless não é necessária.

 

Neste sentido, as aplicações desses equipamentos são ideais para aplicações de distribuição de sinal Wifi com sinal de alto alcance e potência. Atualmente, muitas empresas utilizam essa tecnologia, obtendo provedores de acesso à internet, Ponto a Ponto e Ponto Multi Ponto, Links de tráfego de imagens e voz sobre IP entre outras aplicações da tecnologia da MikroTik.

Novidade: entenda como funciona as lâmpadas Li-Fi

Que as redes Wi-Fi estão cada vez mais rápidas, todo mundo sabe. Mas você está sabendo da novidade que promete […]

Dicas para aumentar a segurança da sua loja!

Dicas para aumentar a segurança da sua loja!

Hoje em dia, sabemos o quanto a questão segurança preocupa a todos, principalmente quem tem um estabelecimento comercial. E pensar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *