Por que investir em Fibra Óptica?

A internet comercial tem poucos anos de vida, mas já mostra ser um grande alvo de investimentos. No Brasil o crescimento tem sido enorme e vemos a revolução quando falamos em internet das coisas, por exemplo. A mudança de paradigma, se ainda não é bem entendida por nós, já demonstra o potencial lucrativo. As empresas do ramo, como provedores de internet, voltam-se agora para a fibra ótica – a nova modernização digital.

A tecnologia garante mais velocidade, praticidade, segurança e muitas outras vantagens. Os cabos utilizados, de quartzo, são superiores aos de cobre. Apesar disso, o investimento ainda não atingiu o nível desejado no Brasil. Especialistas dizem que as empresas devem depositar mais confiança na nova tecnologia, se quiserem lucrar no futuro e colaborar para que o país seja um alvo de investimentos. Veja abaixo algumas vantagens para um provedor de internet se investir em fibra óptica!

Velocidade

Trata-se de uma tecnologia extremamente superior às antigas. Cada janela óptica tem o potencial de aproximadamente 15 Thertz, o que significa que ela é, pelo menos, mil vezes mais rápida do que as tecnologias utilizadas no início dos anos 90.

Economia

Ao contrário do cobre, a matéria prima da fibra óptica (quartzo) existe de maneira abundante na Terra. O que custa mesmo é o tratamento pelo qual ela precisa passar para ser purificada. No entanto, especialistas afirmam que a tendência é o barateamento na medida em passarem a investir em fibra óptica.

Além disso, se o consumidor quiser ampliar a banda da sua internet sem modificar a infraestrutura, com a fibra óptica é possível. Esse é outro fator importante para a economia, uma vez que ele não vai precisar realizar obras caras e procedimentos demorados.

Sem interferências

Os cabos de cobre costumam sofrer interferências eletromagnéticas, o que acaba tornando-os menos eficientes. Já os cabos de fibra óptica são totalmente imunes a descargas elétricas, seja de aparelhos eletrônicos ou da própria atmosfera.

Segurança

Há um isolamento elétrico nos cabos, o que os impede de produzirem curtos-circuitos, faíscas ou outros problemas nos casos de rompimento. Isso reduz a possibilidade acidentes e incêndios. Outro problema comum com o cobre são os roubos. Por ser um material considerado raro, há muito furto, o que não acontece com os cabos de fibra óptica.

Ainda há a segurança digital. É muito mais difícil atacar ou roubar dados, pois o processo exige que se desvie uma grande quantia de luz de dentro da fibra. Sendo assim, as tentativas de ataque são facilmente detectáveis.

Instalação simples

Os cabos feitos a partir do quartzo são mais leves, ocupam menos espaço, são mais resistentes e por isso bem mais fáceis de ser instalados. Já o cobre, além de não ter essas características, está muito presente nas cidades populosas, o que torna complicada uma nova instalação.

Baixa atenuação

Como o material com que é fabricado é bastante resistente, é muito difícil que haja uma perda de dados significativa. Isso permite que um provedor de internet leve o serviço para distâncias muito maiores do que costuma cobrir, e sem precisar elevar o preço.

 

Pretende investir em fibra óptica ou vai abrir um provedor que oferece internet por fibra? A ConectWi tem uma equipe que pode te ajudar.

Agencia Conect Wi

Distribuidora e importadora de produtos (Redes Cabeadas, Redes Wireless, Fibra Óptica, Tv Digital), com variedade de opções das principais fabricantes atuais.