Telefonia IP: entenda o que é e como funciona!

O que é?

Telefonia IP, VoIP ou Voz sobre Protocolo de Internet é todo equipamento e tecnologias de redes que fazem uso de protocolo IP e roteiam pacotes para trafegar e encaminhar voz em redes públicas ou privadas. Entre VoIP e Telefonia IP, a Telefonia IP é quem dá a infraestrutura no qual a VoIP trafega.

Surgindo nos anos 90, ganhou destaque somente nos últimos anos visto que a Internet Banda Larga se tornou cada vez mais acessível. Essa forma de tecnologia fez sucesso, pois garante uma redução de custos e permite que além de voz, vídeos e dados sejam transmitidos através de uma só rede. Hoje é um método cada vez mais presente no cotidiano, em softwares como: Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.

A maior diferença entre o modelo tradicional de telefonia, é que o usuário contrata uma operadora para poder utilizar o serviço, precisando estar fisicamente conectado à rede da operadora. Há operadoras que não atendem a certas cidades ou até mesmo bairros, limitando o acesso dos usuários. Já na Telefonia IP o serviço pode ser utilizado através de um link de dados (internet), sem precisar que quem forneça o serviço esteja próximo ao seu endereço.

Como funciona?

Na Telefonia IP, a voz é transmitida de forma analógica e é transformada em pacotes de dados digitais binários para serem enviados pela Internet. Para utilizar no seu computador ou smartphone, deverá instalar um software para tal. Com esse software, pode-se ligar para outro computador, telefone fixo e até celulares. A ligação entre computadores é gratuita. Para utilizar da melhor forma, você deve ter microfone, alto-falantes e uma conexão estável de Internet.

As ligações VoIP realizadas para telefones fixos ou celulares sofrem o mesmo processo. São transformadas em dados digitais, onde as centrais telefônicas recebem e então transmitem para o destinatário final.

Para realizar ligações do tipo VoIP em telefones fixos, é necessário que o equipamento seja equipado com um Adaptador de telefone analógico (ATA). É recomendado para pequenas empresas ou para telefonia familiar.

O telefone IP é a alternativa mais sofisticada. É bem similar a um aparelho comum, porém ele se conecta automaticamente a rede e não precisa de nenhum outro aparelho para isso. Podem enviar e receber voz, dados e até imagens, dependendo do modelo.

É recomendado para grandes empresas ou quando decide-se extinguir a telefonia tradicional e utilizar somente VoIP.

Vantagens

É muito mais cômodo, principalmente quando utiliza-se somente um computador ou smartphone, pois pode-se fazer ligações em qualquer lugar. Reduz custos, visto que não é necessário contratar pacotes interurbanos ou internacionais. Mesmo os aparelhos ATA e telefones IP são fáceis de serem configurados e podem ser levados e instalados em qualquer lugar.

Em redes convencionais de telefonia, 10 minutos de ligação consumiam 10 minutos de transmissão a uma taxa de 128 Kbp/s, enquanto com VoIP a mesma ligação pode ocupar somente 3,5 minutos do tempo de transmissão a 64 kbp/s, deixando o restante livre para outras chamadas.

É um serviço que pode se integrar com outros aplicativos que trazem mais comodidade. Há aplicativos que armazenam as conversas, dispõe de gráficos, tabelas e outros tipos de conversação.

É um serviço versátil, pois pode-se ligar para números fixos, celulares e até para computadores, smartphones e tablets. Além de ser possível realizar vídeo-chamadas, trazendo uma maior proximidade aos usuários.

Desvantagens

Já que se utiliza de Internet, pode ser que a velocidade sofra oscilações e a transmissão seja perdida, pois o sinal está fraco. Há provedores de telefonia IP que não são de qualidades, produzem ruídos e atrasos no áudio. É um serviço que não ainda não possui regulamentação.

A ConectWi através da Conect Services dá total suporte, desde assessoria e implementação da Telefonia IP para os clientes que pensam em utilizar esse tipo de serviço.

Para saber mais acesse:

Agencia Conect Wi

Distribuidora e importadora de produtos (Redes Cabeadas, Redes Wireless, Fibra Óptica, Tv Digital), com variedade de opções das principais fabricantes atuais.