Diferença entre roteador e repetidor

A utilização da internet é uma realidade muito comum nos dias atuais e um dos primeiros passos para instalá-la é definir que tipo de conexão é mais adequada às suas necessidades:  ADSL, cabo ou fibra óptica. Depois é necessário decidir como será feita a distribuição do sinal da internet.

Para essa função, é possível utilizar os roteadores e repetidores onde recomendamos as marcas Mikrotik ou Ubiquiti, TP-Link, Greatek, Oiw. Isso porque hoje é quase impossível uma pessoa ter internet sem interesse no sinal WI-FI. Mas qual será a diferença entre eles?

 

Roteadores  

Criam redes WI-FI particulares e também transmite o sinal para outros aparelhos. São capazes de fazer uma conexão com redes distintas. Sua principal função é transmitir o sinal de serviço de banda larga, que chega até o modem. A transmissão de dados, por meio de ondas, que proporciona conectividade entre os computadores e outros dispositivos de rede. Ele busca a melhor rota para enviar e receber dados.

Para estabelecer a eficiência dos roteadores, é necessário considerar as seguintes características

  • Velocidade de acesso

Quanto maior a velocidade de acesso, mais rápidos serão os downloads e uploads realizados pelos dispositivos.

  • Velocidade de transmissão

Ela é definida pelo padrão dos roteadores. Um dos primeiros foi o G, que possibilitava a velocidade de 54 Mbps entre o ponto de acesso e o dispositivo. Depois, veio o N, que aumentou a velocidade de conexão para 300 Mbps. Atualmente, o mais moderno é o padrão AC, que aumentou a velocidade para 1Gbps.

  • Avaliação da antena do roteador

A avaliação da antena é dada por uma unidade denominada DBI, que define o alcance do sinal de transmissão de dados. Assim, quanto maior for a potência da antena, maior será a abrangência do sinal

Contudo, apesar de possuir as características assinaladas, nem sempre o roteador possui as especificações necessárias para transmitir dados em espaços maiores. A seguir, apresentamos algumas das características dos repetidores de sinal.

A verdade é que a função dos roteadores é  dividir o sinal da internet, ou seja, ter acesso no computador, na televisão, no notebook etc, sem necessariamente ter WI-FI, pois existem roteadores que não são WI-FI, porém já caíram em desuso.

 

Repetidores de sinal

Também são conhecidos como extensores. São utilizados em casas grandes ou com muitos obstáculos, tais como paredes. Nessas casas, como apenas o uso do roteador não é suficiente, é necessário utilizar os repetidores. Através dele, é possível alcançar uma área maior de cobertura de alcance

É importante lembrar que o WI-FI  não é o único meio de distribuição da internet. Há outros, como, por exemplo:

PLC (POWER LINE COMMUNICATION)

Através dela, é usada rede elétrica para a retransmissão do sinal da internet.

Vantagens:

  • Economia de cabeamento;
  • Aproveitamento de instalação já presente na residência.

Desvantagens:

  • Ruídos causados pela rede elétrica.

Switches

Caso se queira utilizar esses equipamentos em diferentes pontos da casa, é necessário distribuir um cabeamento de rede ao redor da casa.

Vantagens:

  • Consegue fazer com que múltiplos equipamentos possam transmitir e receber dados ao mesmo tempo;

Desvantagens:

  • Muitas vezes, é necessário realizar reformas na estrutura da casa ou estabelecimento.

 

 

Diferenças entre roteador e repetidor

A escolha do uso do roteador ou repetidor depende da avaliação dos fatores relacionados à área ou objetivo da conexão.

Obs.: Só lembrando que para utilizar o repetidor é necessário já ter um roteador no local.

 

Preço

Em geral, o preço não varia muito, mas os repetidores costumam ser um pouco mais caros. A diferença  de valores vai entre R$ 20,00 e R$30,00.

 

Instalação

A instalação de ambos os aparelhos é realizada de maneira simples, porém é preciso se feito por especialistas, por isso a equipe da Conectwi Serviços, dispõe de profissionais devidamente capacitados para desenvolver esse serviço com alta qualidade. Oferecemos um serviço com total garantia, faça um orçamento com um de nossos consultores.

Já o repetidor tem a instalação ainda mais simples, pois, na maioria das vezes, o aparelho vem com a opção de copiar as configurações o roteador.

 

Conclusão

De fato o que você deve considerar é a sua real necessidade, afinal o roteador tem sua função de dividir o sinal de internet e o repetidor de estender o alcance desse sinal, essa é a principal diferença entre eles.

 

Agencia Conect Wi

Distribuidora e importadora de produtos (Redes Cabeadas, Redes Wireless, Fibra Óptica, Tv Digital), com variedade de opções das principais fabricantes atuais.