Entenda o que é e como funciona a fibra ótica

A necessidade de aumentar o tráfego de voz, vídeos e dados em alta velocidade e ainda oferecer qualidade, faz com que especialistas busquem constantemente novidades tecnológicas para suprir a demanda do mercado.

E com isso surge a fibra ótica, uma tecnologia que garante um excelente nível de fiabilidade, proporcionando uma transmissão de dados, vídeo e voz em alto padrão de qualidade e principalmente em alta velocidade.

As grandes e pequenas empresas de telecomunicação estão substituindo os atuais fios de cobre, popularmente conhecidos como internet a cabo, pelos cabos de fibra ótica, pois estes são capazes de aumentar a transmissão das informações digitais, isto é, quem navega na internet vai navegar muito mais rápido com o uso desta tecnologia.

Como é a fibra ótica

Os cabos de fibra ótica são uma espécie de fios de vidro revestido de plástico. O revestimento é feio em duas camadas que permitem que uma fonte de luz seja ligada e desligada em uma das extremidades do cabo fazendo assim a transmissão do sinal digital.

Quando a luz é acionada ela viaja por meio dos fios de vidro refletindo de fora para dentro (do revestimento) formando o processo de reflexão total interna.

Tecnicamente falando a fibra ótica é capaz de transmitir bilhões de dados em um segundo e ainda levar sinais diferentes na mesma fibra usando cores modificadas.

Os cabos de fibra ótica são extremamente finos, podendo ser comparados com fio de cabelo humano e essa característica que permite a essa tecnologia levar informações para longas distâncias. Para se ter uma ideia, alguns técnicos costumam comparar a velocidade da internet por cabo de fibra ótica com a velocidade da luz. Claro que não podemos levar o termo ao pé da letra, mas a comparação pode ser até válida, para quem conheceu a internet discada. Para que você entenda melhor essa tecnologia, nós da ConectWi buscamos uma comparação bem simples.

Imagine aqueles canudinhos que costumamos usar para tomar suco em lanchonetes. É como se você tivesse um desses, bem longo, e a parte interna dele fosse revestida de um espelho de vidro tão puro capaz de refletir a luz por muitos quilômetros sem perder a qualidade independente da distância.

Ainda que esteja revestida por plástico a fibra ótica alcança altas velocidades na transmissão de dados, proporcionando uma excelente comunicação.

Os tipos de fibra ótica

Atualmente existem dois tipos de cabo de fibra ótica que atende os diversos tipos de comunicações em várias partes do mundo. Esses cabos são: Monomodo e Multimodo.

O Multimodo é mais usado para redes locais, pois possui um diâmetro bem maior permitindo o transito de mais de um sinal. O núcleo é mais largo e a luz ganha mais espaço para “quicar” lá dentro o que é ruim, pois a luz acaba se dispersando. Por isso o alcance é menor.

Já o Monomodo que, ao contrário dos multimodo, têm núcleos mais densos. Como existe essa variação brusca, a luz reflete de maneira mais eficiente. Ele é usado quando há necessidade de sinal em grandes distâncias. Ele possui um custo elevado além de exigir muita técnica para manuseá-lo.

Não diferente dos outros produtos já existente no mercado de telecomunicação a fibra ótica, independente do tipo, também tem vantagens e desvantagens. Para o usuário final a maior desvantagem é o custo, por se tratar de uma tecnologia nova e bastante delicada o consumidor acaba tendo que pagar por tudo isso.

Por outro lado proporciona maior segurança no sinal, facilidade para instalação, maior durabilidade em comparação aos cobre.

Agora que você já tem um pouco mais de conhecimento sobre essa nova tecnologia não perca oportunidade de conhecer ainda mais sobre as novidades que a ConectWi prepara pra você semanalmente. Cadastra-se aqui para receber gratuitamente outras informações.

E se você quer esclarecer alguma dúvida sobre fibra ótica ou qualquer outro serviço que já apresentamos aqui entre em contato conosco. A nossa equipe está disponível para sanar suas dúvidas e prestar o melhor atendimento.

 

Agencia Conect Wi

Distribuidora e importadora de produtos (Redes Cabeadas, Redes Wireless, Fibra Óptica, Tv Digital), com variedade de opções das principais fabricantes atuais.