Tudo o que você precisa saber sobre o Sinal Digital

Pra quem ainda não sabe, em breve, os canais abertos no Brasil serão transmitidos exclusivamente em sinal digital, garantindo aos telespectadores imagem em Full HD. E, para manter sua atual televisão, será necessário se adaptar à nova tecnologia. Mas, afinal, o que é sinal digital e o que é preciso para estar preparado para essa mudança?

1) O que é uma imagem Full HD?

Se você olhar a tela do seu aparelho de televisão bem de perto, verá que imagem é formada por pequenos pontos.  Estes pontos são chamados de pixels e quanto mais pixels melhor é a imagem que você vê. A imagem de TV comum tem 640 pixels na direção horizontal e 480 pixels na direção vertical. Já no caso de alta definição, ou Full HD, a imagem tem 1920 pixels na direção horizontal e 1080 pixels na vertical em um televisor de LCD, LED ou plasma. Isto quer dizer que a TV Digital proporciona uma imagem seis vezes melhor do que a da TV de tubo. Além da definição muito superior da imagem, a TV Digital tem o formato de tela 16:9, enquanto na TV comum o formato é o 4:3.

2) Quais são as outras vantagens do sinal digital?

O áudio, certamente. Se você possui um home theater, então poderá ouvir os seis canais de áudio que são transmitidos pela TV Digital. Você notará uma grande diferença ao assistir a um programa que possui diversas fontes de sons na mesma cena, tais como shows musicais, filmes de ação, partidas de futebol e programas de auditórios.

3) Eu tenho que pagar para ter TV Digital?

Não. A TV Digital Aberta é totalmente grátis.

4) Tenho uma TV de tubo, como descubro se ela recebe sinal digital?

Se a sua televisão é de tubo, certamente ela não é digital, independentemente do ano de fabricação. No entanto, existem algumas soluções como comprar um conversor e uma antena que seja adequada.

5) Tenho uma TV de tela fina, mas não sei se é digital. Como descubro?

Se a sua TV de LED, LCD ou Plasma não tiver o selo DTV, provavelmente ela não é digital. Nesse caso, para ter certeza, o ideal é consultar o manual do aparelho ou ligar para o fabricante.

6) Minha TV não é compatível com o sinal digital. O que posso fazer?

Se a sua TV tiver entrada de sinal digital, a alternativa é comprar um conversor digital. Como o próprio nome já diz, o conversor transforma o sinal digital que chega à sua casa em um sinal compatível com a sua TV. Você deve escolher o seu conversor de acordo com o seu aparelho. E para cada TV da sua casa, você vai precisar de um conversor individual para receber o sinal.

7) O que é preciso para conectar um conversor?

O conversor deve se conectar a TV por um cabo HDMI, geralmente já fornecido com o conversor. Se o televisor dispõe de mais de uma entrada HDMI, escolha uma e lembre-se de selecionar no televisor a entrada correspondente: entrada HDMI 2, selecione canal HDMI 2.

8) Como configurar um conversor?

Verifique se ele está instalado e ligado na tomada. Conecte-o à antena antes de ligar. Muitos produtos já fazem a busca de canais automaticamente quando são ligados, realizando uma varredura dos canais disponíveis na região. Na própria TV, identifique como visualizar a imagem que vem do conversor. A partir desse momento, os comandos serão feitos através dos botões do controle remoto do conversor. Consulte o manual do conversor para o passo-a-passo da configuração.

10) O que é necessário além do conversor para receber o sinal digital?

Em alguns casos, será necessário trocar a antena da sua casa. O sinal da TV Digital é geralmente transmitido em UHF, mas nas regiões metropolitanas de algumas grandes cidades existem canais digitais também em VHF. Por isso, é bom conferir qual a sua antena para ter certeza que você está tendo acesso a todos os canais disponíveis.

11) Que antena eu devo comprar?

Para ter certeza de que está recebendo todos os canais digitais, providencie uma antena UHF ou uma antena combinada VHF+ UHF. Antenas que só pegam o sinal VHF não são ideias para receber o sinal digital.

12) Corro o risco de ficar sem sinal na TV?

Em breve, sim. O sinal de TV aberta atual, que é o Sinal Analógico, deixará de ser transmitido quando sua cidade já estiver recebendo o sinal de TV Digital aberta. E o que sinal analógico?

13) Quando poderei ter acesso ao sinal digital?

As emissoras de TV aberta estão trabalhando desde 2006 para levar o sinal de TV Digital às cidades brasileiras e o sinal de TV Digital aberta já está presente em mais de 700 cidades no País e este número aumenta todos os meses. Se a sua cidade já tem o sinal digital você pode assistir a programação de um canal tanto na TV analógica aberta quanto na TV digital aberta. No Site Seja Digital é possível descobrir em que cidades o sinal digital já está habilitado.

Ainda resta alguma dúvida? Pergunte! Ficaremos felizes em ajudar!

Como melhorar o sinal Wi-Fi na sua casa/empresa

As redes sem fio trouxeram uma facilidade inegável: acessar a Internet sem estar preso a cabos. No entanto, muitos usuários […]

Estudo afirma: Lojas que oferecem WiFi grátis tem clientes mais fiéis!

Quer ter clientes mais leais frequentando a sua loja? Ofereça uma conexão WiFi grátis para que eles possam acessar a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *