Entenda os Níveis de Licença do Mikrotik/RouterOS

A principal diferença entre os níveis de licença do Mikrotik está entre a Level 3 e a Level 4.

A licença Level 3 pode ser utilizada somente como cliente / estação. Vale dizer que seu Mikrotik, com esta licença, não será capaz de funcionar como ponto de acesso (AP / Access Point), mas somente como cliente de outro Access Point. Ou seja, se você adquiriu um Mikrotik com esta licença com o objetivo de fazer dele um AP, você precisará comprar outra licença nova, pois não existe upgrade de licenças.

Portanto, para se utilizar o Mikrotik como AP, somente da licença Level 4 em diante.

Dica: é possível se fazer um Enlace Ponto-a-Ponto com dois Mikrotiks, ambos com licença Level 3.
Para isso, basta configurar a interface Wireless como modo Bridge, ao invés de usar o modo AP, que não é possível utilizar neste nível de licença.

Observação: a licença Level 3 não é disponível para compra. Ela só é utilizada por algumas RouterBoards que vêm de fábrica com ela ativada.

Limite Quantidade de Clientes

Importante: o Mikrotik não limita quantidade de clientes em cada licença. O que ele limita é a quantidade de túneis. Isso quer dizer que, caso seus clientes não utilizem PPPoE, PPTP, HotSpot, User Manager, não haverá nenhuma limitação, tanto de Queues (limites de banda) quanto de clientes simples conectados à interface wireless, por exemplo.

Agora se sua rede está baseada em Autenticação PPPoE, por exemplo, e esta autenticação é feita no Mikrotik, haverá o limite dos túneis a ser respeitado, de 200 túneis com as licenças  Level 3 e 4 e de 500 túneis com a licença Level 5.

A licença Level 6 é ilimitada em todas as funções.

Por fim, a licença Level 0 (demo) é aquela que dura somente 24 horas para teste. Em outras palavras, seria o Mikrotik sem licença alguma.

Fonte: MikroDicas

 

 

Diferenças entre os aparelhos: Hub, Switch e Roteador

Rachar o sinal da internet e conectar diferentes computadores nunca pareceu tão fácil quanto nos dias de hoje. Isso porque […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *